Essential Quality, campeão do Belmont Stakes de 2021

O favorito Essential Quality confirmou nas apostas e venceu o Belmont Stakes (G.1) disputado ontem, no hipódromo de Belmont Park, em Nova York. Apresentado pelo treinador Brad Cox e pilotado por Luis Saez, o ganhador percorreu os 2.400 metros em 2'27"11, três segundos a mais do que o recorde do craque Secretariat, tríplice coroado de 1973. Corrido com calma por Saez, Essential Quality permaneceu no fundo do lote, começou a descontar na curva e entrou na reta de chegada com toda a pinta de ganhador. Hot Rod Charlie formou a dupla, e foi o único competidor a acompanhar o campeão no sprint da reta de chegada. Vencedor do Preakness Stakes, Rombauer finalizou em terceiro lugar.

Foi a primeira vitória com a farda da Godolphin em provas clássica nos Estados Unidos, uma vez que o sheikh Mohammed Al Maktoum havia vencido antes o Preakness Stakes de 2006 com Bernardini, mas com a farda do Darley Stable. O sheikh foi representado em Belmont Park pelo presidente da Godolphin, Jimmy Bell.

O tordilho Essential Quality, que já havia sido o favorito no Kentucky Derby, vencido por Medina Spirit, é um potro de três anos filho de Tapit e Delightful Quality, por Elusive Quality, de criação (Kentucky) e propriedade da Godolphin.