Manyuz vence o GP Latino-Americano no Peru; L'Ente Supremo, da Gávea, finaliza em quarto

O cavalo de seis anos Manyus foi o ganhador do GP Latino-Americano (G.1), disputado neste domingo, dia 14, no hipódromo de Monterrico, em Lima, no Peru. A prova, destinada a produtos de três e mais anos, teve bolsa de US$ 300 mil, com US$ 184 mil ao primeiro colocado.

Conduzido pelo Carlos Trujillo, Manyuz largou na ponta e na reta de chegada sofreu os ataques do favorito Gluck (cavalo do ano no Peru) e Don't Lose Time. Em uma demonstração de categoria, Manyuz se desvencilhou dos seus oponentes e seguiu rumo ao disco de chegada.

Don't Lose Time foi o segundo colocado, a 3 1/2 corpos de diferença. Cofrade completou a trifeta formada exclusivamente por competidores peruanos. O primeiro "estrangeiro" a comparecer no placar foi o brasileiro L'Ente Supremo, criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade da Coudelaria Atafona. Treinado na região serrana do Rio por Jaime Moniz Barreto Aragão e conduzido por Waldomiro Blandi, L'Ente Supremo aguardou, na 13 e última posição, até a altura dos últimos 1.000 metros, para evoluir a partir da última curva.

O outro representante brasileiro foi Pinhão do Iguassu, indicado pelo turfe paulista, que finalizou em apagada 11ª colocação. O tempo para os 2.000 metros foi de 2'04"44, na pista de areia.

O alazão Manyuz é um norte-americano (importado sobreano para o Peru), de criação de Aron Sones e propriedade do Stud Jet Set. O filho de Run Away and Hide e Viva La Flag (Rahy) obteve sua 10ª vitória em 17 corridas, sendo esse seu terceiro êxito clássico em provas de grupo (antes, ganhou duas provas de G.3).

O treinador do campeão, o peruano Juan Suarez Villaroel, é considerado o recordista mundial de vitórias, com 10.467 páreos conquistados, estando à frente de outros profissionais norte-americanos (como o segundo colocado, o ex-jóquei Steve Asmussen), europeus, asiáticos e latino-americanos.