Governador de São Paulo disse que resultado do julgamento 'já era conhecido'
Por Bianca Gomes
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta quinta-feira, 11, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os demais condenados na trama golpista estão sendo vítimas de uma "sentença injusta" com "penas desproporcionais".
Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão. Ele foi considerado culpado pelos crimes de organização criminosa, golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Os outros sete réus também foram condenados (veja todas as penas).
"Se não se pode transigir com a impunidade, também não se pode desprezar o princípio da presunção da inocência, condenando sem provas", escreveu Tarcísio em publicação nas redes sociais. "O resultado do julgamento, infelizmente, já era conhecido. Bolsonaro e os demais estão sendo vítimas de uma sentença injusta e com penas desproporcionais", completou o governador, cotado para substituir Bolsonaro nas urnas na eleição do ano que vem.
O governador, que passou a atuar pessoalmente na articulação pela aprovação da anistia no Congresso para beneficiar o ex-presidente, escreveu que "a história se encarregará de desmontar as narrativas e a justiça ainda prevalecerá".
A agenda oficial do governador registrou apenas compromissos internos no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira, quando a Primeira Turma do STF formou maioria pela condenação de Bolsonaro e demais réus. Segundo um aliado que esteve com ele, o governador estava "indignado" com a decisão.
Nos últimos dias, Tarcísio foi aconselhado por auxiliares a submergir e evitar declarações públicas ou entrevistas, especialmente depois de ter chamado o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal, de "tirano" durante ato bolsonarista no 7 de Setembro.
Estadão
https://www.estadao.com.br/politica/tarcisio-fala-em-sentenca-injusta-com-pena-desproporcional-apos-condenacao-de-bolsonaro/