Deputada Tabata Amaral, pré-candidata do PSB à Prefeitura de São Paulo, em ato de pré-campanha | Imagem: Lucas Ferraz/Valor
Em evento com mulheres, Tabata cita Marta e Erundina como exemplo na política

Em evento com mulheres, Tabata cita Marta e Erundina como exemplo na política

Deputada e pré-candidata cita ex-prefeitas de São Paulo, hoje aliadas de Boulos, seu futuro adversário


Por Lucas Ferraz, Valor - São Paulo

Em evento organizado num hotel em São Paulo sobre o Dia Internacional da Mulher, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, citou duas ex-prefeitas da cidade, atualmente adversárias de seu projeto eleitoral, como exemplos na sua carreira política: Luiza Erundina (Psol) e Marta Suplicy (PT).

"Tenho muito orgulho de saber que quando a gente tinha duas mulheres na Prefeitura de São Paulo a fotografia da cidade mudou, as pessoas foram mais ouvidas, passou a ter corredor de ônibus, Bilhete Único, CEUs. Tudo isso mudou a nossa vida", disse.

Antes, diante de uma plateia de correligionárias e simpatizantes, a pré-candidata do PSB disse que Marta criou "um oásis no meio de um deserto", referindo-se aos CEUs (sigla de Centros Educacionais Unificados), uma das marcas da gestão da petista. "Marta mudou a fotografia de São Paulo, era uma antes, virou outra depois. Quero, sendo prefeita, mudar a cidade estruturalmente", completou.

Marta Suplicy, 78 anos, foi prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004. Marta voltou ao PT recentemente, numa costura feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ser a candidata a vice do deputado federal Guilherme Boulos (Psol) no pleito municipal deste ano. Já Luiza Erundina, 89 anos, foi prefeita de São Paulo entre 1989 e 1993. Atualmente ela é deputada federal.

"Hoje tenho oportunidade de sentar com ela, de sentar com a deputada Erundina, e perguntar o que elas têm para compartilhar, o que elas fariam diferente, as sugestões que elas dão para mim. Poder ouvir dessas duas mulheres, que são referências, que ter uma mulher disputando de forma competitiva é bom para a cidade é mais uma motivação para seguir", disse Tabata, que completou 30 anos em novembro.

Como a pré-candidata fez questão de ressaltar, a boa relação com Marta e Erundina não significa endosso, já que as duas estarão ao lado de Boulos.

Nesta sexta (8), em evento ao lado de Marta, o pré-candidato do Psol prometeu que, se eleito, montará um governo com paridade de gênero, com pelo menos 50% de mulheres no primeiro escalão. Tabata, que em outras declarações já prometeu montar um gabinete paritário, reiterou nesta sexta-feira que adotará o critério se for eleita.

A exemplo do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que ainda não decidiu quem será o vice na campanha à reeleição, Tabata Amaral também não se decidiu sobre o colega de chapa. Um nome aventado é o do apresentador José Datena, que se filiou recentemente ao PSB. Ainda sem o apoio de nenhum outro partido além do seu, ela disse estar esperando a resposta de duas outras legendas que estão flertando com seu projeto político, PSDB e Cidadania. "A conversa está muito boa", limitou-se a dizer.

Valor
https://valor.globo.com/politica/noticia/2024/03/08/em-evento-com-mulheres-tabata-cita-marta-e-erundina-como-exemplo-na-poltica.ghtml