O Fortaleza mostrou sua superioridade no jogo de volta da Copa Sul-Americana e derrotou o Corinthians por 2x0 na noite desta terça-feira, dia 3, no Castelão (CE). Com a vitória e um placar agregado de 3x1, o Leão do Pici está garantido na final do torneio, aguardando agora a definição do seu adversário: LDU ou Defensa y Justicia.
No primeiro tempo, já ficou claro o maior poder de fogo dos donos da casa, mas o Corinthians ainda soube equilibrar o confronto. No início da segunda etapa, o Fortaleza resolveu a parada em poucos minutos, com Yago Picachu e Tinga marcando aos quatro e aos 10 minutos de bola rolando.
O resultado coroa a estratégia errada da diretoria do Corinthians que, num lance considerado afoito e inusitado, demitiu o técnico Vanderlei Luxemburgo em plena disputa de uma difícil vaga para a finalíssima da competição.
"Luxa" entrou em junho, em uma situação de crise de imagem do clube na saída polêmica de Cuca. Conseguiu trazer algum equilíbrio ao time, que passou de uma situação de risco de rebaixamento para o 10º lugar na tabela, além de levar seus comandados à semifinal da Sul-Americana.
O presidente Duílio Monteiro Alves acreditou que, com a demissão sumária de Luxa, conseguiria atrair Tite. Mas o técnico gaúcho, que fez fama mundial com os títulos que ganhou no Corinthians e que o levaram à Seleção, ignorou solenemente os apelos dos paulistas e fechou com o Flamengo, de olho na gorda oferta que o Rubro Negro lhe fez.
Não restou alternativa a Monteiro Alves a não ser chamar outro gaúcho, também conhecido dos corintianos: Mano Menezes, que no domingo acompanhou das tribunas o Corinthians perder do São Paulo e, nesta terça, fez sua estreia no banco com a derrota para o Fortaleza.
Com essa política atrapalhada praticada pelo presidente a poucos meses das eleições no Parque São Jorge, Mano Menezes pouco poderá esperar em termos de reforços, e trabalhará apenas para evitar a queda do time para a Série B.
Nesta quarta-feira, será a vez de conhecer o adversário do Fortaleza. Defensa y Justicia e LDU do Equador jogam no estádio Ciudad de Lanús, nos arredores de Buenos Aires. Os argentinos têm a difícil tarefa de descontar uma diferença de três gols, já que perderam por esse placar no primeiro jogo em Quito.