Imagem: Divulgação/Facebook
Bar Filial supera pandemia e reabre na Vila Madalena

Bar Filial supera pandemia e reabre na Vila Madalena

Além do festejado Cine Bijou, um dos presentes que a cidade de São Paulo ganhou no dia 25 de janeiro, dia em que completou 468 anos, foi o ressurgimento do Filial, na rua Fidalga, 254, um bar que, nas duas primeiras décadas deste milênio, deu importante contribuição à boemia e aos frequentadores e fãs da Vila Madalena.

Inaugurado em 2000 pelos irmãos Arnaldo, Ricardo, Ronen e Helton Altman, o boteco se tornou ponto de encontro dos habitués da região - artistas, jornalistas e desportistas - como Paulo Caruso, Xico Sá, Ivan Lins, Sócrates e até o Billy Duffy, guitarrista do The Cult que visitou a casa, além de vários outros músicos e artistas que frequentavam a Vila.

E o melhor: caso estivesse muito cheio - e geralmente estava - era só atravessar a rua e se acomodar numa mesinha do Genésio, que os mesmos donos abriram alguns anos depois. Mais adiante, eles criariam o Genial, uma mistura de Genésio com Filial, e o Mundial, ambos na rua Girassol.

Quem comanda agora o negócio é a Fábrica de Bares, grupo que no fim de 2021 também reinaugurou o Jacaré Grill na rua Harmonia, dois quarteirões acima do Filial. E que administra e vem dando vida nova a outros bares simbólicos de São Paulo, entre os quais Brahma, Leo, Blue Note e Riviera - icônico bar da esquina da Consolação, em frente ao Belas Artes, que foi um posto da resistência à ditadura militar nos anos de 1960. Fechado e reaberto duas ou três vezes, o Riviera passará por mais um teste de força a partir de fevereiro, já que o local passa por uma degradação urbanística nos últimos anos e ficou fora da rota dos bares da capital.

Outra casa que está para ser reaberta pelo grupo comandado pelo empresário Cairê Aoas é o Love Store, talvez a mais famosa boate do centro de São Paulo das últimas décadas mas que estava com as portas fechadas depois de ser mais um negócio vitimado pela pandemia de Covid-19.