Imagem: Divulgação
Indústria não se beneficiou este ano da Black Friday

Indústria não se beneficiou este ano da Black Friday

Embora o volume de vendas alcançado de R$ 5,4 bilhões tenha sido o esperado pelo mercado, a Black Friday não conseguiu trazer a indústria para um campo positivo. O setor registrou queda de 0,6% em outubro, frente a setembro, a quinta queda mensal seguida, na série com ajuste sazonal.

A perda de fôlego ao longo de 2021 fez com que nem mesmo a Black Friday fosse suficiente para trazer a indústria para o campo positivo. A avaliação foi feita nesta sexta-feira, 3/11, pelo gerente da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física (PIM-PF), André Macedo, ao jornal Valor, ao comentar os resultados referentes ao mês de outubro, que nos últimos anos era voltado justamente para atender a essa promoção anual do varejo.

Isso se mostra ainda mais evidente na produção de bens duráveis - com itens que costumam estar mais presentes na promoção, como eletrônicos. O segmento teve queda de 1,9% em outubro, frente a setembro.

As razões para o comportamento negativo da indústria são: a desorganização e desarticulação da cadeia produtiva, que provoca falta e aumento de preço de insumos, o aumento de juros e um mercado de trabalho ainda em crise, com desemprego alto e inflação chegando perto dos dois dígitos. Condições que podem se agravar diante da entrada da economia em recessão técnica, depois da constatação de dois trimestres de produto interno bruto (PIB) negativo.