Márcio Toledo (sócio, fundador e Presidente do Grupo Interbanc desde 1989) | Imagem: Divulgação
''Interbanc aposta no Armazenamento como fator estruturante da descarbonização e sustentabilidade na transição energética brasileira''

''Interbanc aposta no Armazenamento como fator estruturante da descarbonização e sustentabilidade na transição energética brasileira''



Fundado há 30 anos em São Paulo, o Grupo Interbanc dedica-se à promoção de investimentos, negócios e empreendimentos nas áreas de tecnologia da informação, telecomunicações e soluções de armazenamento de energia.



O Interbanc Energia e Armazenamento é o braço do Grupo Interbanc que organiza e participa, através de fundos de investimentos, de projetos de implementação de sistemas de armazenamento com o uso de baterias. São sistemas voltados ao desenvolvimento de energias renováveis, em especial eólicas e fotovoltaicas, estabilização e potencialização das redes de transmissões elétricas clássicas, como também em sistemas de soluções complementares às gerações termoelétricas e hidroelétricas.



"Sobretudo depois que acompanhamos os testes bem-sucedidos de uma descarga de energia armazenada em baterias na subestação de Registro, SP, da ISA Cteep, em projeto feito em parceria com a You.On e a TS Infraestrutura, assistimos a uma mudança de paradigma no segmento de armazenamento de energia limpa e renovável no país. Foi um experimento vitorioso que vai ao encontro da nova política energética do Governo Federal, de incentivo ao uso de energia sustentável voltada ao desenvolvimento socioeconômico e um grande projeto de descarbonização da Amazônia", destaca Márcio Toledo.



O Interbanc iniciou suas atividades no final dos anos de 1980, com a organização e levantamento de funding para os primeiros shopping centers do Grupo Malzoni (Shoppings Paulista e West Plaza). Posteriormente, associou-se ao bancos Citibank e Crefisul na empresa Appetik Refeição Convênio, depois vendida ao Grupo Accor. No mesmo segmento também teve parceria com o Grupo Golden Cross na empresa Golden Ticket.



Com a entrada da empresa no segmento de tecnologia da informação através de uma parceria comercial com a HP do Brasil e Américas, nos anos de 1990. Já vão cerca de 30 anos que o Grupo Interbanc atua no setor de TI e Telecom, tendo contribuído e participado da estruturação e viabilização da CGMP (Companhia Geral de Meios de Pagamentos), responsável pelos pedágios eletrônicos nas rodovias (Sem Parar), tendo ocupado duas cadeiras do Conselho durante todo o seu período de funcionamento até a venda para o grupo norte-americano Fleetcor.



O início da carreira de negócios do empresário se deu aos 20 anos de idade, enquanto cursava o segundo ano da Escola de Comunicações da USP e a Faculdade de Direito da PUC-SP. Toledo participou da fundação e abertura como sócio de sua primeira empresa, a Duton Engenharia.

Foi dirigente da Assert (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Convênio), e hoje participa da direção da Feninfra (Federação Nacional de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática). 

Jockey Club de São Paulo 


Em 2005, Márcio Toledo foi eleito o presidente mais jovem, aos 45 anos, da história do Jockey Club de São Paulo. No comando do centenário clube sócioesportivo. Em sua gestão aconteceram inúmeros eventos que não só promoveram o Turfe como também resgataram o status do Jockey, com a volta do público ao Hipódromo Paulistano.


Entrevista com Márcio Toledo: A missão do Jockey é se abrir à sociedade - Revista IstoÉ

Em 2006, mais dois momentos importantes para a história do Jockey Club: os candidatos da situação (Luiz Inácio Lula da Silva) e da oposição (Geraldo Alckmin) fizeram seus principais eventos da campanha presidencial daquele ano nos salões do hipódromo. Hoje, em uma Frente Ampla, Lula e Alckmin comandam o país na condição de presidente e vice-presidente da República.



Márcio Toledo atualmente participa do grupo de trabalho que desenvolve e organiza a estruturação da Associação Brasileira das Empresas de Armazenamento de Energia (ARMAZene).

O Interbanc Energia e Armazenamento concentra seus esforços na contribuição para o reconhecimento do setor de armazenamento pela sociedade brasileira como importante complemento para a potencialização e alavancagem das energias renováveis (eólicas e solares) na transição energética brasileira e mundial.



"Por essas razões é que acreditamos, apostamos e investimos em soluções de armazenamento de energia através de baterias como nossa principal prioridade para os próximos anos. O Presidente Lula já anunciou que a prioridade de seu governo será a descarbonização do meio ambiente, energia limpa e sustentabilidade. Estamos completamente alinhados e sintonizados com essa diretriz. O futuro já começou", conclui Márcio Toledo.