A empresária Cristiana Arcangeli escreveu, em artigo recentemente publicado pelo site da revista Exame, sobre um caso pioneiro de armazenamento de energia em baterias. "Nos últimos anos, países de todo o mundo comprometidos com ESG, inclusive o Brasil, vêm investindo no setor de energia para evitar uma crise ampla"
A sociedade contemporânea está em constante movimento. Por isso insisto tanto em falar sobre Inovação, que deve estar presente em todos os aspectos do nosso dia a dia, sejam eles facilitadores de pequenas tarefas do cotidiano, seja em soluções que nos permitam construir um futuro seguro, sustentável e economicamente viável.
Nos últimos anos, países de todo o mundo comprometidos com ESG e com a preservação do verde e do meio ambiente, inclusive o nosso Brasil, vêm investindo no setor de Energia para evitar uma crise ampla, manter o fornecimento para todos os setores de atividades e, ao mesmo tempo, diminuir a carga de poluentes. É a busca pela tão necessária Segurança Energética, uma combinação de disponibilidade, qualidade e continuidade no fornecimento de energia limpa e estável.
Muito se fala em energia solar e eólica, que não agridem o meio ambiente e podem substituir fontes poluentes e dispendiosas. Só que não é possível fazer a gestão ou ter domínio de momentos e horários de fornecimento destas duas formas de geração de energia, pois são intermitentes e portanto imprevisíveis. Qual seria a solução?
Aí entram três pilares para solucionarmos questões fundamentais como essa e deixar um legado pronto para o futuro: Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia. Baseados nestes pilares os empresários Giorgio Seigne e Alessandro Arcangeli, perceberam a necessidade de desenvolver soluções para o armazenamento de energia e criaram uma empresa pioneira chamada YOU.ON, voltada para o desenvolvimento e a implantação de projetos que contemplem soluções para os setores de geração, transmissão e distribuição de eletricidade no País e também para os segmentos residenciais, comerciais e industriais, agronegócio e sistemas isolados.
Inovação pura, não é mesmo? A YOU.ON utiliza baterias de íons-lítio, que estão na vanguarda da transição energética e das políticas sustentáveis de planejamento e gestão no setor energético. A empresa pode atender, através das múltiplas funcionalidades de um sistema de armazenamento de energia ou BESS (Battery Energy Storage System), demandas de projetos de qualquer porte conectados ou não ao Grid.
Os dois empresários apostam no amadurecimento deste mercado, principalmente a partir da chegada da regulação para o setor de armazenamento, que já está sendo elaborada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - e demais organismos ligados ao setor elétrico, que reconhecem a necessidade do projeto para promover avanços no setor elétrico. Em mercados como os Estados Unidos e Ásia, que sempre se destacam em Inovação, a combinação de fontes renováveis e baterias vem crescendo exponencialmente: raramente se desenvolvem projetos de energia solar ou eólica sem considerar o armazenamento combinado.
Primeiro projeto - O primeiro projeto de grande porte de armazenamento de energia em baterias de íons lítio no Brasil foi implantado pela YOU.ON em novembro passado, na subestação de Registro da ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia no País e uma das responsáveis pelo abastecimento do Litoral Sul Paulista. Este sistema vai atuar em momentos de picos de consumo da região, registrados principalmente durante a temporada de verão, e assegurará um adicional de 30 MW por até duas horas, para mais de dois milhões de pessoas.
Ou seja: os turistas que lotam as praias do Litoral Sul durante a temporada de verão, não terão, a partir desde projeto, problemas de continuidade de fornecimento de energia. A YOU.ON instalou 180 racks de baterias de lítio, inversores bidirecionais, transformadores elevadores e modernos softwares de gestão de energia, numa área de aproximadamente 5 mil m², que corresponde ao tamanho de meio campo de futebol.
Repito: pioneirismo, inovação e tecnologia são três pilares fundamentais para qualquer tipo de empreendimento sustentável e para um futuro melhor para todos nós.