Imagem: Divulgação
Governo Federal quer vender 100% dos Correios

Governo Federal quer vender 100% dos Correios

O Governo Federal decidiu-se pela venda da totalidade dos Correios em um leilão previsto para março de 2021. A informação foi confirmada pelo secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, em entrevista ao jornal O Globo. Será uma venda feita de forma tradicional, num leilão com abertura de envelopes. O comprador levará ativos e passivos da companhia.

O projeto de lei de privatização da estatal deve ser votado pela Câmara dos Deputados entre os dias 12 e 15 de julho, portanto antes do recesso parlamentar. A proposta também cria a Agência Nacional de Comunicações (Anacom), que substituirá a atual Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O novo órgão irá regular os serviços do Sistema Nacional de Serviços Postais.

Não foram mencionados valores durante a entrevista ao Globo. No ano passado, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, havia dito que a venda dos Correios poderia render até R$ 15 bilhões aos cofres do governo. Mas em entrevista dada à revista Exame, também ano passado, o vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios, Marcos César Alves, argumentou que os Correios tinham o mesmo valor de mercado que o site Mercado Livre, avaliado em US$ 60 bilhões.