Colunista do GLOBO passou seis temporadas no comando do programa de entrevistas mais antigo da televisão brasileira
A partir de fevereiro, a jornalista Vera Magalhães, colunista de O GLOBO, não será mais a apresentadora do "Roda viva", o programa de entrevistas mais tradicional da televisão brasileira, exibido pela TV Cultura. Nesta terça-feira (3), em suas redes sociais, Vera comunicou seu desligamento da emissora, que é administrada pela Fundação Padre Anchieta, do governo do Estado de São Paulo.
Em seu comunicado, a jornalista afirmou que, em 10 de dezembro, participou de uma reunião com a TV Cultura e foi acertada a renovação de seu contrato por mais um ano. "Eu mesma alertei que seria importante renovar por apenas um ano e fazer a transição no programa, uma vez que esta seria minha sétima temporada. Falei do meu desejo de coroar esse ciclo virtuoso para o programa com a celebração dos 40 anos e a cobertura eleitoral", escreveu a jornalista. "Fui avisada de que seria chamada em breve para assinar o contrato", acrescentou.
No final do ano, começaram a aparecer na imprensa notas que colocavam em dúvida se Vera continuaria à Frente do "Roda viva". A jornalista, então, contatou a presidente da Fundação Padre Anchieta, Maria Ângela de Jesus no dia 2 de janeiro para pedir esclarecimentos. Após uma reunião com a diretora de jornalismo da emissora, Marília Assef, Maria Ângela comunicou Vera da mudança de planos e pediu que ela permanecesse no programa até abril.
"Diante da quebra de um acordo já selado presencialmente, optei por me desligar de imediato", afirmou Vera, que agradeceu a direção de jornalismo da TV Cultura pela "plena liberdade de praticar um jornalismo independente, plural e relevante ao longo de seis temporadas". Ela agradeceu também "à brava equipe" do programa, aos entrevistados que ocuparam o centro do Roda Viva e aos "mais de 800 jornalistas que passaram pela bancada sob meu comando". "Viva o 'Roda viva', essa instituição da TV brasileira", finalizou.
Procurada, a TV Cultura agradeceu Vera Magalhães "por sua longa contribuição ao Roda Viva e ao jornalismo público". Também afirmou que "um dos sucessos do programa está justamente na rotatividade de seu comando ao longo de décadas."
O texto ainda aponta que "é da natureza da emissora abrir oportunidade para novos apresentadores, que trazem sua contribuição ao já consagrado formato. A diversidade de jornalistas na bancada, vindo dos mais diversos veículos de comunicação do país, também contribui para o debate público das questões que impactam o Brasil e o mundo".
O Globo
https://oglobo.globo.com/cultura/televisao/noticia/2026/01/06/vera-magalhaes-anuncia-que-deixara-apresentacao-do-roda-viva-da-tv-cultura.ghtml





