Conheça as massas e vinhos italianos do Abruzzo e Molise

Conheça as massas e vinhos italianos do Abruzzo e Molise

São regiões próximas a Roma, onde você encontra produtos de alta qualidade fora do badalado eixo Toscana-Piemonte.

Com a reabertura gradual do turismo nos países da Europa, os radares dos turistas brasileiros se voltam para a Itália, sempre um dos destinos mais procurados ao lado de Portugal, Espanha e França.


Na Itália, a capital Roma é a campeã de turistas, seguida por cidades como Veneza e Florença, em cuja região também se encontram as famosas vinícolas da Toscana. Em busca de uma rota alternativa mas não menos saborosa, quando se fala em comer e beber, IPO News traz agora uma reportagem sobre o Abruzzo e Molise, no sul da Itália.

Até 1963, as duas regiões formavam uma só. Mas, se hoje estão geográfica e politicamente separadas, os costumes e os hábitos se confundem. Como a centenária arte de produzir massas frescas e vinhos que se comparam aos melhores da Itália.

Como rotas de turismo, as duas regiões estão em excelente localização. L'Aquila, capital do Abruzzo, fica a cerca de 120 quilômetros de Roma. Já Campobasso, capital da região de Molise, está a 280 km de Roma. E o melhor: o percurso é caminho para o turista seguir para a Costa Amalfitana, de onde se pode conhecer a Ilha de Capri - tema abordado em recente matéria do IPO News.

Selecionamos aqui alguns rótulos de vinhos e marcas da legítima pasta italiana que podem ser encontrados nessas regiões:


San Lorenzo Vini - Marca presente em toda a Itália mas com raízes na região do Abruzzo. Foi fundada em 1890 nas colinas de Teramane, próximo de Gran Sasso d'Italia e também da costa litorânea. Hoje, a vinícola comandada por Gianluca Galasso se estende para uma área de 150 hectares formada por campos rodeados de ciprestes e antigas casas que são uma atração à parte para os turistas. Entre os rótulos que fazem sucesso junto ao público estão os vinhos pontuados como Escol, Oinos, e também os famosos Sirio (Montepulciano, Trebbbiano e Cerasuolo), Chioma di Berenice, este com a uva chardonay, e os espumantes Pecorino. Além da visitação na vinícola, a San Lorenzo Vini tem outros pontos de referência como a nova loja em L'Aquila, em plena capital do Abruzzo (Viale Della Croce Rossa, 46).



Nicodemi - Outra vinícola famosa originada nas colinas de Teramane é a Fattoria Nicodemi, que possui 38 hectares na localidade de Notaresco e é dirigida por Alessandro Nicodemi e sua esposa, Elena. Produz os vinhos Neromoro, Notari e Le Murate. Anualmente, a casa produz 200 mil garrafas de variedades de Montepulciano e Trebbiano. Desde 2019, quando receberam a certificação de produtores orgânicos, os proprietários e winemakers da Nicodemi vem se esmerando na produção de vinhos sem o uso de herbicidas, pesticidas e fertilizantes.



Masciarelli - O Castello Di Semivicoli é considerado o ponto alto da região do Abruzzo quando se fala em turismo e enogastronomia. Fundado pelo empresário Gianni Masciarelli, já falecido, hoje dirigido por Marina Cvetic, o castelo, construído entre os séculos XVI e XVII, foi transformado em um hotel de alto luxo na província de Chieti. São apenas 11 quartos, sendo que o ponto mais alto do castelo reserva uma suíte chamada de granaio (celeiro), com 120 metros quadrados e vista que alcança tanto o mar Adriático quanto as montanhas.



De Cecco - A fábrica foi fundada em 1886, pelos irmãos De Cecco, em Abruzzo. Fica em Fara San Martino e também fabrica azeite de oliva. Don Fillipo Giovanni De Cecco, filho do fundador Don Nicola, começou um revolucionário modelo de secagem à temperatura baixa, que permite que a massa seque em 24 horas, transpondo as limitações impostas pelas condições ambientais. Até então, a massa era seca ao sol, o único método conhecido.


Fábrica da De Cecco, em Fara San Martino

Os princípios do fundador eram: sêmola selecionada e fresca do próprio moinho, trefilação em bronze, secagem em baixa temperatura e controle de qualidade.

No decorrer do século 20, a De Cecco experimentou então um enorme crescimento, mas foi destruída pelas bombas alemãs durante a Segunda Guerra. A De Cecco abriu então uma outra fábrica em Pescara, mas a de Fara San Martino foi totalmente reconstruída, continuando até os dias de hoje a ser sede da famosa marca que fatura mais de 200 milhões de euros por ano - terceiro maior produtor de massas do mundo (o líder é a Barilla).

La Molisana - Fundada em 1910 por Giuseppe Ferro, a fábrica de Campobasso também foi bombardeada, em 1943, pelos nazistas. Demorou alguns anos para que o fundador reerguesse as instalações dos escombros. Desde 1972, a fábrica passou para os filhos de Giuseppe, os irmãos Vincenzo e Domenico, que deram sequência ao negócio até que a quarta geração, vendeu a planta, em 2011.


Ripalimosani, Campobasso

Rustichella D'Abruzzo - Fabrica fundada em 1924, inicialmente como Pastificio Gaetano Sergiacomo, nome do avô dos atuais proprietários, Gianluigi e Maria Stefania Peduzzi. É mais uma marca de alta qualidade que se internacionalizou, estando presente inclusive no Brasil, onde é distribuída pela La Pastina.



Obs.: Tanto as rótulos de vinhos como as massas divulgadas acima podem ser encontradas também em São Paulo, em pontos de comércio presencial e nos sites especializados.