Michelle posta vídeo de Tarcísio e manda recado velado a Flávio Bolsonaro

Letícia Casado


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou hoje um vídeo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) que, segundo uma pessoa próxima dela, é um recado ao enteado Flávio Bolsonaro (PL): de que ela endossa o nome do governador de São Paulo para a Presidência da República.

No vídeo, Tarcísio faz críticas à condução da política econômica do país, aborda inflação, taxa de juros e gastos do governo federal - temas que não fazem parte do escopo do governo estadual.

A postagem foi feita depois de Michelle visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. E horas depois da divulgação de uma nova pesquisa sobre a corrida presidencial que coloca Tarcísio como o único nome tecnicamente empatado com Lula (PT) no segundo turno -ou seja, com chances de vencer o petista.

Duas fontes próximas à família disseram à coluna que Michelle não quer confusão com os filhos do ex-presidente, mas que a relação dela com Tarcísio é excelente. Uma ala do bolsonarismo entende que o governador é o único com chances de vencer Lula na eleição de outubro, apesar de, até agora, não ter sido escolhido como candidato por Bolsonaro.

Tarcísio tem até o início de abril para decidir se concorre à reeleição ou se deixa o cargo para tentar a Presidência. É o prazo da Justiça Eleitoral para se desincompatibilizar do cargo.

No fim de 2025, Flávio anunciou que foi escolhido candidato pelo pai. No Natal, divulgou uma carta escrita de próprio punho pro Jair Bolsonaro endossando sua candidatura.

O candidato da direita precisa ter o aval do ex-presidente para poder concorrer. O centrão defende o nome de Tarcísio, mas os filhos do ex-presidente afirmam que é importante manter o legado da família nas urnas.

O problema, segundo esta ala do bolsonarismo, é que Flávio não tem o carisma e nem os votos do pai, além de carregar um passivo que vai prejudicar sua campanha: ele já foi alvo de investigações sobre corrupção.

Aliados de Michelle gostariam de ver a ex-primeira-dama como vice na chapa presidencial de Tarcísio, mas admitem que essa costura esbarra em interesses de diferentes grupos políticos e, por isso, afirmam que ela está decidida a concorrer ao Senado pelo Distrito Federal.

A alternativa seria costurar o governador de Minas Romeu Zema (Novo) como vice de Tarcísio e, assim, aumentar as chances de vencer nos dois maiores colégios eleitorais do país.

Desta forma, a candidatura de Tarcísio é encarada por essa ala do bolsonarismo como a única com chances reais de avançar sobre o petista no pleito de outubro.

No entanto, os filhos do ex-presidente -em especial Eduardo Bolsonaro- resistem à ideia por considerar que o governador não é uma pessoa confiável.

Entre as principais reclamações estão a de que Tarcísio abriu canal de diálogo com o STF enquanto a corte processava Jair Bolsonaro, e que ele não apoiou a empreitada de Eduardo nos Estados Unidos - o governador viajou ao país e não procurou o filho do ex-presidente para conversar e tirar fotos para as redes sociais, por exemplo.

Uol
https://noticias.uol.com.br/colunas/leticia-casado/2026/01/13/michelle-video-tarcisio.htm