Carlo Acutis | Imagem: Getty Images
Carlo Acutis, o jovem ''influencer de Deus'' que vai virar santo neste domingo

Carlo Acutis, o jovem ''influencer de Deus'' que vai virar santo neste domingo

Ao lado do primeiro "beato de calça jeans e tênis", o Papa Leão VIX também vai canonizar o jovem italiano Pier Giorgio Frassati, filho do fundador do jornal La Stampa

Conhecido como o "influenciador de Deus", o adolescente italiano Carlo Acutis se tornará o primeiro santo católico da geração Millennial em uma cerimônia marcada para este domingo, dia 7, no Vaticano.

A canonização estava originalmente marcada para abril, mas foi adiada após a morte do Papa Francisco. Eleito em maio, o novo pontífice, Leão XIV, presidirá esse tipo de evento pela primeira vez.

Morto em 2006 aos 15 anos, vítima de uma leucemia, Carlo Acutis foi beatificado em outubro de 2020 pelo Papa Francisco, sendo chamado de "o primeiro beato de calça jeans e tênis". Ele nasceu em Londres, viveu a maior parte da vida entre as cidades italianas de Milão e Assis, e morreu em Monza, na Itália.


Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis 

Carlo Acutis foi beatificado após a Igreja Católica reconhecer um milagre atribuído a ele verificado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, apesar dele nunca ter vindo ao Brasil.

Uma criança com uma doença rara congênita teria se curado depois que o avô tocou no pedaço de uma roupa do jovem beato (trazido por um padre para o Brasil em 2013), exposto em uma paróquia de Campo Grande. Matheus Vianna tinha dois anos quando foi diagnosticado com pâncreas anular. Hoje tem 15 anos e, plenamente curado, vive com a família em Goiás.

O segundo milagre atribuído a Acutis foi a cura de uma mulher chamada Valeria Valverde. A costarriquenha de 21 anos entrou em coma após um acidente de bicicleta em Florença, na Itália, no qual bateu a cabeça gravemente.

A mãe de Valéria fez uma peregrinação a Assis para rezar pela cura da filha no túmulo do Carlo Acutis. Ela deixou um bilhete escrito e, poucas horas depois, Valéria começou a respirar sem o uso de aparelhos. No dia seguinte, recuperou a mobilidade dos membros superiores e parcialmente a fala.

Considerado "ciberevangelista" e "padroeiro da internet", Carlo Acutis é chamado assim porque usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade e para quem não possuía estudos específicos sobre o assunto.

"Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, uma leucemia fulminante. Com total confiança, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020", relata o site Vatican News.

Além do fato de o primeiro milagre atribuído a ele ter se registrado no Brasil, Carlo Acutis apresenta outros pontos ou coincidências que o aproximam do Brasil, tendo inclusive uma capela batizada com seu nome no bairro de Santo Amaro, na capital de São Paulo.

A data de sua morte, 12 de outubro, é também o dia de celebração de Nossa Senhora Aparecida. E o dia de sua canonização, 7 de setembro, marca a comemoração da data da Independência do Brasil.

Pier Giorgio Frassati


O jovem italiano Pier Giorgio Frassati também será canonizado no domingo, em cerimônia que terá início às cinco horas, no horário de Brasília. Filho do fundador do jornal progressista La Stampa, que existe até hoje mas que, com outros acionistas, adota uma linha mais centrista na política italiana, o beato nasceu em 1901, em Turim, e desde cedo se dedicou à Igreja Católica.

Além das atividades de auxílio na igreja e na ajuda aos mais necessitados, Pier Giorgio se destacou no combate ao fascismo que começava a assombrar a Europa nas primeiras décadas do século 20. Ele morreu aos 24 anos, em 1925, devido a uma poliomielite fulminante. Sua beatificação se deu em 1990, pelas mãos do Papa João Paulo II.