Museu do Ipiranga - Foto: Marcos Santos/USP Imagens |
Museu do Ipiranga abre festa dos 130 anos com programação especial gratuita no feriado de 7 de Setembro

Museu do Ipiranga abre festa dos 130 anos com programação especial gratuita no feriado de 7 de Setembro

O evento reúne música, teatro, oficinas e visitas mediadas, além de exibição de minissérie e shows inclusivos no Parque da Independência.


O Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, promove neste domingo, 7 de Setembro, a edição 2025 do Museu em Festa, evento da instituição em celebração ao Dia da Independência.

A entrada é gratuita, e a programação inclui música, teatro, oficinas ao ar livre e visitas mediadas.

Com a festa, o museu, que fica na Zona Sul da capital paulista, também marca o início das comemorações dos seus 130 anos.

O evento começa às 9h no Espaço Esplanada, em frente ao museu, com o grupo Sampalhaças, que mistura música, números circenses e interação com o público. Ao longo do dia, o Parque da Independência recebe oficinas de artes visuais, jogos educativos, passeios mediados, espetáculos teatrais e intervenções culturais.

Entre as atrações infantis está a vivência FLORA - A infância em movimento, com brincadeiras inspiradas na natureza. Outra ação é "Saí bem na foto?", em que visitantes são fotografados em frente a imagens antigas da escadaria do museu segurando um objeto que represente sua própria história.

O Sesc São Paulo participa com oficinas de desenho e pintura, caminhadas de observação de aves, aulas de Vogue e intervenções circenses e literárias.

chafariz do Parque da Independência, nos jardins do Museu do Ipiranga, no bairro do Ipiranga, na zona sul da cidade de São Paulo. - Foto: GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
chafariz do Parque da Independência, nos jardins do Museu do Ipiranga, no bairro do Ipiranga, na zona sul da cidade de São Paulo. - Foto: GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Visitação às exposições

Neste domingo (7), o museu terá horário estendido: das 9h às 18h, com última entrada às 17h. As exposições em cartaz são: Uma História do Brasil, Passados Imaginados e Para Entender o Museu, com ingressos gratuitos distribuídos no local.

No Espaço 130 anos, será exibida a minissérie "Museu do Ipiranga 130 anos: histórias para pensar o presente", com episódios que discutem novas formas de interpretar a história do Brasil e a relação do público com o edifício histórico. A série traz convidados como Preta Rara e Marcelo Tas.

Veja a programação completa

No Espaço Esplanada:


  • 9h - Sampalhaças
  • 10h30 - CHUYMA: Reconstrução Ancestral, com Carolina Velasquez
  • 13h - O despertar dos corpos e espíritos, com Carolina Velasquez
  • 17h - Afrobeat: Substantivo Feminino, com Funmilayo Afrobeat Orquestra

No Espaço Pensador:


10h - CORALUSP, com grupos Sul Fiato e Feminino
16h - Coral Heliópolis, do Baccarelli

No Bosque:


  • 10h às 17h - FLORA - a infância em movimento

No Jardim:


  • 9h às 16h - Quiz da fila, com educadores do Museu
  • 10h30 e 13h30 - Pernacoteca - A Encantadora Biblioteca Sobre Pernas / em pé de cordel, com Sendero Cultural
  • 11h e 14h - Caminhada de observação de aves, com Fabio Schunck
  • 11h e 14h - Mágica Close-up, com Ricardo Malerbi e Tata Triverio

No Terraço Nazaré (10h às 17h):


Jogos e vivências educativas


Oficinas de aquarela, bordado, pastel oleoso, desenho de observação e pop-up com educadores do Sesc Ipiranga e do Museu

G1
https://g1.globo.com/guia/guia-sp/noticia/2025/09/02/museu-do-ipiranga-abre-festa-dos-130-anos-com-programacao-especial-gratuita-no-feriado-de-7-de-setembro.ghtml