Cold Heart | Imagem: Divulgação JCSP
GP Carlos Pellegrini será disputado dia 14 de dezembro, com brasileiros na pista de San Isidro

GP Carlos Pellegrini será disputado dia 14 de dezembro, com brasileiros na pista de San Isidro

O GP Carlos Pellegrini (G.1), principal prova do turfe sul-americano, será disputado no próximo dia 14 de dezembro, um sábado, na pista de 2.400 metros (grama) do hipódromo de San Isidro, na Argentina. A dotação da carreira será de 220.000.000 pesos, equivalente a cerca de R$ 1,3 milhão.

O páreo recebeu 22 inscrições, sendo que duas representam a criação brasileira do cavalo PSI. São os cavalos Cold Heart (Alpha e Netherlands por Point Given), da Fazenda Mondesir; e Master of Puppets (Put It Back e Vanua Levu, por Wild Event), de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Haras San Pedro.

Cold Heart cumpriu sua campanha majoritariamente em São Paulo, onde venceu o GP Derby Paulista (G1), em 2023. Já Master of Puppets tem seu retrospecto em Maroñas, no Uruguai, onde figura como o melhor fundista em pista de grama da atualidade.



Master of Puppets - Divulgação H.R.U.

Nos primeiros prognósticos do páreo, os favoritos serão o múltiplo ganhador de G1, entre grama e areia, El Kodigo (Equal Stripes e I'm Moving On, por Not For Sale); e o recente vencedor do GP Jockey Club (G1), Acento Final, um filho de Treasure Beach e A Tu Salud, por Not For Sale.

Outra prova que receberá animais criados no Brasil será a Copa de Plata (G1), em 2.000 metros, na raia de grama, para éguas de três mais anos, com 100.000.000 pesos de dotação - cerca de R$ 600 mil. Neowise (Agnes Gold e Fugazi, por Crimson Tide), do Stud RDI; e Urtima Viaje (Eyeofthetiger e Leding Hat), de criação de Beverly Hills Stud e propriedade do Belair Stud, são as candidatas que poderão proporcionar ao turfe brasileiro a primeira vitória nesse grande prêmio portenho.