O GP Carlos Pellegrini (G.1), principal prova do turfe sul-americano, será disputado no próximo dia 14 de dezembro, um sábado, na pista de 2.400 metros (grama) do hipódromo de San Isidro, na Argentina. A dotação da carreira será de 220.000.000 pesos, equivalente a cerca de R$ 1,3 milhão.
O páreo recebeu 22 inscrições, sendo que duas representam a criação brasileira do cavalo PSI. São os cavalos Cold Heart (Alpha e Netherlands por Point Given), da Fazenda Mondesir; e Master of Puppets (Put It Back e Vanua Levu, por Wild Event), de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Haras San Pedro.
Cold Heart cumpriu sua campanha majoritariamente em São Paulo, onde venceu o GP Derby Paulista (G1), em 2023. Já Master of Puppets tem seu retrospecto em Maroñas, no Uruguai, onde figura como o melhor fundista em pista de grama da atualidade.
Nos primeiros prognósticos do páreo, os favoritos serão o múltiplo ganhador de G1, entre grama e areia, El Kodigo (Equal Stripes e I'm Moving On, por Not For Sale); e o recente vencedor do GP Jockey Club (G1), Acento Final, um filho de Treasure Beach e A Tu Salud, por Not For Sale.
Outra prova que receberá animais criados no Brasil será a Copa de Plata (G1), em 2.000 metros, na raia de grama, para éguas de três mais anos, com 100.000.000 pesos de dotação - cerca de R$ 600 mil. Neowise (Agnes Gold e Fugazi, por Crimson Tide), do Stud RDI; e Urtima Viaje (Eyeofthetiger e Leding Hat), de criação de Beverly Hills Stud e propriedade do Belair Stud, são as candidatas que poderão proporcionar ao turfe brasileiro a primeira vitória nesse grande prêmio portenho.