Subsanador, das cocheiras de Richard Mandella, vence o California Crown Stakes (G.1)

O cavalo argentino Subsanador, um cinco anos filho de Fortify e Save the Date, por Hurricane Cat, sagrou-se campeão do California Crown Stakes (G.1), prova principal de um festival inédito que ocupou o hipódromo de Santa Anita no último final de semana, na Califórnia.




Treinado por Richard Mandella e pilotado por Mike Smith, o ganhador do páreo com bolsa de US$ 1 milhão percorreu os 2.000 metros em 1'48"68, na pista da areia, e derrotou por cabeça dois potros das cocheiras de Bob Baffert: National Treasure (Preakness Stakes, G.1), que formou a dupla, e Newgate (Santa Anita Handicap, G.1). O mesmo Baffert tinha um terceiro inscrito na prova,o favorito Muth, que fechou raia.


Richard Mandella

Com a vitória, Subsanador entrou automaticamente no campo da Breeders'Cup Classic (G.1), em novembro, mas no hipódromo de Del Mar, em San Diego. Criado pelo Haras El Mallin, o campeão é de propriedade da Wathnan Racing, tendo atingido sua nona vitória em 17 apresentações. Além dessa prova clássica, venceu o Philip H. Iselin Stakes (G.3), em Monmouth Park, em agosto último.

Na Argentina, onde iniciou sua campanha, Subsanador venceu a Carrera de las Estrellas Mile (G.1), em San Isidro; a Carrera de las Estrellas Juvenile (G.1), o GP de Montevideo (G.1) e o GP De Las Americas OSAF - Copa Eduardo S. Blousson (G.1), em Palermo.


Sharon Stone nas arquibancadas de Santa Anita - Instagram @sharonstone

O veterano treinador Richard Mandella comemorou a vitória no padoque ao lado dos proprietários e da cantora Cher, que participou da entrega das taças. Também presente em Santa Anita, a atriz Sharon Stone preferiu as arquibancadas para fazer suas apostas, longe da badalação das tribunas sociais.

Nos anos de 1990, Mandella notabilizou-se por preparar três cavalos brasileiros - Siphon, Romarin e Sandpit - com os quais ganhou várias provas de Grupo 1, elevando a criação brasileira a um patamar onde antes apenas corredores argentinos e chilenos mediam forças com os melhores PSI da América do Norte.