O potro El Encinal sagrou-se campeão do GP Carlos Pellegrini (G.1) disputado neste sábado, dia 16, no hipódromo de San Isidro, na Argentina. Sob a direção do jóquei paraguaio Juan Esteban Pavón, o filho de Il Campione e Assediada Emper, por Emperor Jones, alcançou no último pulo a potranca brasileira No Fear, uma das forças da carreira, que recebeu a condução do bridão Francisco Leandro.
Treinado pelo interino Miguel Alberto Gomez, que representou o titular Guillermo Santillán (suspenso), o potro ganhador é de criação do Haras El Paraíso e propriedade da Caballariza Doña Pancha. Sem estar entre os mais cotados, teve um rateio de 14,50 por peso apostado.
Treasure Island, sob a pilotagem de Gustavo Calvente, finalizou em terceiro lugar. Jazz Seiver completou o marcador. O tempo foi de 2'25"46 para os 2.400 metros, na pista de grama leve.
El Encinal, que até então tinha como melhor desempenho seu êxito no Clasico Ensayo (G.3), agora soma três vitórias e poderá correr, na condição de campeão do Pellegrini, a Breeder's Cup Turf (G.1), dentro do programa "Challenge Series", previsto para novembro de 2024, no hipódromo de Del Mar, na Califórnia.