Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago do Chile começaram há três dias, e no sábado, na primeira rodada a contar para medalhas, o Brasil já havia levantado 19 de ouro. Contando agora também o domingo, dia 19, o país já detém 76 medalhas no total, sendo 33 ouros, 21 pratas e 22 bronzes.
O excepcional feito deixou a representação brasileira posicionada com grande folga na liderança da competição, já que os Estados Unidos vêm em segundo, com 33 medalhas, sendo 11 de ouro, 11 de prata e 11 de bronze. A Argentina aparece em terceiro, seguida pela Colômbia. País anfitrião, o Chile surge em quinto lugar, seguido por México, Canadá, Cuba, Venezuela e El Salvador.
Um dos destaques deste início de competição foi o Judô brasileiro, que conquistou seis medalhas em oito disputadas logo no primeiro dia. Lúcia Araújo, que compete até 57 quilos, conquistou o ouro e o bicampeonato em sua categoria. Já o primeiro ouro saiu na Natação, e foi para Patrícia Santos, nos 50 metros peito. Com apenas 15 anos, Alessandra Oliveira também ganhou seu primeiro ouro, nos 100 metros peito. E Susana Schnarndorf, veterana competidora de 56 anos, ficou com o bronze.