Imagem: Reprodução/Instagram @javiermilei
Candidato da direita Javier Milei vence eleição presidencial argentina

Candidato da direita Javier Milei vence eleição presidencial argentina

Javier Milei, economista da direita radical e líder da coalização La Libertad Avanza, venceu o segundo turno nas eleições presidenciais argentinas, realizadas neste domingo, dia 19. O resultado foi informado por volta de 20h20 pela Dirección Nacional Electoral da Argentina. Milei, de 53 anos, assumirá a presidência no lugar de Alberto Fernández no próximo dia 10 de dezembro.

Às 20h30, o novo presidente da Argentina registrava 55,89% dos votos, contra 44,10% de Sergio Massa. Uma diferença de mais de 10% de votos que surpreendeu os institutos de pesquisa e os analistas políticos, que previam um placar mais apertado em favor do candidato oposicionista.

Sergio Massa, atual ministro da Economia da Argentina e candidato peronista do Union por la Pátria, reconheceu a derrota assim que tomou ciência dos dados da Dirección Nacional Electoral, mesmo antes da divulgação dos resultados oficiais do pleito.

O que a imprensa argentina discute, nesta noite de domingo, é que prevaleceu o voto contra a situação econômica que sufoca o país, com uma inflação galopante que já avança 140% no ano. Embora esse ponto não estivesse claro nas pesquisas, acabou sendo preponderante sobre outros, como, por exemplo, o melhor desempenho de Sergio Massa no debate eleitoral do último domingo.

Líderes de outros países já começaram a preparar mensagens para o novo governo eleito. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, em suas redes sociais: "A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos".