Um vídeo inédito que mostra a inauguração, este ano, do sistema de armazenamento em baterias da ISA Cteep em Registro (SP), foi divulgado esta semana pela concessionária de energia elétrica. Empresa especializada em transmissão presente em 17 estados, por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no país, a ISA Cteep deu início ao primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro. A instalação foi feita na subestação Registro, uma das responsáveis pelo abastecimento do litoral sul de São Paulo onde estão, aproximadamente, dois milhões de pessoas.
O sistema é formado por conjunto de baterias de lítio produzidas pela Contemporary Amperex Technology Co., Ltd. (CATL), a maior fabricante de baterias automotivas de baterias de Litio Ferro Fosfato (conhecidas como LIFEPO4 ou LFP). Os conjuntos de baterias, importados pela YOU.ON Energy, têm 30 MW de potência, e são capazes de entregar energia de 60 MWh por duas horas em momentos de pico de consumo do litoral sul paulista, durante o verão, como um reforço à rede elétrica.
O primeiro teste foi realizado no dia 31 de dezembro de 2022. O complexo foi energizado às 19h21 com o primeiro peak shaving, ou seja, a primeira descarga de energia armazenada no sistema de transmissão para reduzir o pico de carga e evitar a interrupção no fornecimento.
De acordo com a ISA Cteep, os sistemas de armazenamento são considerados a próxima fronteira tecnológica na transição energética, capazes de contribuir com a descarbonização, a descentralização e a digitalização.
O armazenamento é um pilar fundamental e pode colaborar em serviços ancilares, como controle de frequência e autorrestabelecimento, além de minimizar o impacto da inconstância de fontes intermitentes, como eólica e solar (fontes de energia limpa) reduzindo o despacho de usinas térmicas, entre outros benefícios.