Três pizzarias sediadas em São Paulo estão entre as 100 melhores do mundo, segundo o prêmio internacional de origem italiana "50 Top Pizza", que divulgou seu ranking de 2023 nesta quarta-feira, dia 13, em cerimônia realizada no Palazzo Reale, em Nápoles, cidade no sul da Itália considerada o berço da pizza.
A competição, que conta com uma rede de jurados globais e é mantida pelo principal guia online de pizzarias da Itália, elegeu a QT Pizza Bar a 51° melhor colocada, seguida da A Pizza da Mooca, na 85ª posição, com a Leggera Pizza Napoletana fechando o lote premiado, em 100° lugar.
O trio paulistano já havia conquistado a láurea em 2022, mas em posições diferentes: a Pizza da Mooca aparecia no 77º posto; a Leggera Pizza Napoletana em 83º; e a QT Pizza Bar em 99º lugar. O avanço desta última no ranking é notório, pois passou do final para uma posição central no disputado ranking.
A QT Pizza Bar fica no bairro de Cerqueira César, na região da avenida Paulista. Inaugurada em 2019, a atração gastronômica tem como diferenciais a moderna decoração no estilo pós-industrial, com tijolos brancos e canos expostos, segundo a descrição do prêmio. Uma das pizzas em destaque na premiação foi a de parmesão, queijo de cabra, mel e trufa.
A Pizza da Mooca, como o próprio nome já diz, está localizada no tradicional bairro "pizzaiolo" da capital, e também possui uma segunda unidade, em Pinheiros. A casa foi aberta em 2011 e já recebeu outras premiações. Entre as redondas mais pedidas pelos clientes está a Amatriciana (molho de tomate, queijo grana padano, pancetta, cebola-roxa, tomate e manjericão). O calzone marguerita assado, com uma camada de molho de tomate, é outro sucesso do local.
A Leggera Pizza Napoletana tem unidades nos bairros de Perdizes e Jardins. A casa, que foi inaugurada em 2013, é citada pelos organizadores do prêmio como um ambiente informal, mas requintado. Além da classificação, a pizzaria já foi eleita como a melhor da América do Sul na premiação Tre Spicchi, e tem o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN é um órgão sem fins lucrativos que reconhece verdadeiras pizzas napolitanas espalhadas pelo mundo).
As italianas I Masanielli, da cidade de Caserta, e 10 Diego Vitagliano Pizzeria, de Nápoles, dividiram o primeiro lugar do ranking, seguidas pela novaiorquina Una Pizza Napoletana; pela Sartoria Panatieri ,de Barcelona (Espanha); The Pizza Bar On 38th, de Tóquio (Japão); e I Tigli, de San Bonifacio, na Itália.
Na edição de 2022, a campeã foi a I Masanielli, tendo como vice a Una Pizza Napoletana, posições que, se comparadas ao resultado deste ano, mostram que os jurados foram conservadores e se basearam em escolhas semelhantes - como as mesmas três pizzarias premiadas que representaram o Brasil.