"Notre - Dame: Catedral em Chamas"- "Notre -Dame" França, 2022 Direção: Hervé Hadmar, Netflix |
''Notre-Dame: Catedral em Chamas'', por Eleonora Rosset

''Notre-Dame: Catedral em Chamas'', por Eleonora Rosset

"Foi uma tragédia. Notre-Dame em chamas. A minissérie conta, através de personagens fictícios e imagens reais da catedral gótica, como foi aquela noite em Paris"

Foi um choque inesperado e trágico. Era o dia 15 de abril de 2019. Quando as fotos dos celulares invadiram o mundo mostrando a Catedral de Notre-Dame com fumaça negra saindo de seu interior, ninguém queria acreditar. Infelizmente era verdade.

A bela e solene catedral gótica, conhecida no mundo todo, estava em fogo. 800 anos de tradição em sua história iriam desaparecer? Tudo viraria cinza?

O motivo do incêndio não foi totalmente esclarecido. Presume-se que começou durante os trabalhos de restauração que estavam sendo feitos.

Parisienses começam a chegar, preocupados, se despedindo daquela que era um dos centros mais importantes da cidade. Patrimônio da humanidade, guardava tesouros em seus altares, imagens, afrescos e belíssimos vitrais.

E na minissérie da Netflix desfilam os personagens do drama inspirado no livro escrito pelo Departamento de Fogo de Paris e Romain Gubert, "La Nuit de Notre-Dame". O livro conta com detalhes o trabalho incrível dos bombeiros que impediram a destruição total da catedral.

Na história de ficção os bombeiros, liderados pelo General Ducourt (Roschdy Zem), chegam e começam os trabalhos. Ele, que tinha uma carta de demissão no bolso, empenha-se no combate ao fogo que parecia comer as entranhas da Notre-Dame. Ao mesmo tempo cuidava da segurança de seus bombeiros. Tinha perdido dois num incêndio recente. E estava abalado.

Outros personagens movimentam-se em torno e dentro da catedral. Alice (Megan Northam), bombeira que perdera seu namorado Ben, enfrenta o fogo que roubara a vida de seu amor. Parecia descuidada em certos momentos e nos preocupamos com ela.

Elena (Alice Issaz), repórter da TV, entra na catedral e passa por perigos desnecessários em busca de imagens inéditas. Já a Coronel Varèse (Caroline Proust) não desiste em nenhum momento dessa missão quase impossível de salvar a Notre-Dame. Max e Victoire (Marie Zabukovec), pai e filha vivem um drama a parte. De mãos dadas com um garotinho que procurava o pai, ela procura droga.

Há alguns flashbacks que contam as histórias dos personagens e como chegaram ao dia em que Paris quase perde totalmente um de seus maiores tesouros.

Fatos reais e emoções se entrelaçam nessa minissérie de seis capítulos que, não sendo excepcional, consegue traduzir uma noite que vai ficar marcada na história da cidade de Paris.

A boa notícia é que o restauro está acontecendo e empregando os melhores profissionais e artesãos da França e de todo o mundo. Não sabemos ainda quando mas a Notre-Dame vai voltar a ser visitada e maravilhar a todos, como antes.