"A Desordem que Ficou"- "The Mess You Leave Behind", Espanha, 2020 Direção: Carlos Montero e outros, Netflix |
''A Desordem que Ficou'', uma série atraente!, por Eleonora Rosset

''A Desordem que Ficou'', uma série atraente!, por Eleonora Rosset

No interior da Galicia, acontece uma história com segredos bem guardados, suspense, conflitos psicológicos, amores proibidos e relações difíceis entre as pessoas.

Duas mulheres serão as personagens principais de uma série com oito capítulos, baseada no romance escrito pelo diretor Carlos Montero, que também auxilou no roteiro.

Raquel (Inma Cuesta) e Germán (Tamar Novas) estão passando por uma crise no casamento e vão se mudar para a cidadezinha de Romariz, onde vivem os pais dele.

Ela acaba de perder sua mãe e vive um luto doloroso. O marido está desempregado e ela se deixa levar por ele. Aceita substituir uma outra professora na escola local.

Raquel espera que a função de professora de literatura a faça retornar a ser como era antes da mãe morrer. As duas não tinham uma relação fácil e, como sabemos, o luto que acompanha a perda nesses casos é sempre pesado. Ela toma remédios fortes. Está deprimida.

E, infelizmente, ao contrário do que ela esperava, se vê hostilizada pela classe de jovens, aparentemente, muito atrapalhados com o luto pela antiga professora, que parece que se suicidou. Um bilhete macabro aparece em sua bolsa:

"E você? Quando vai morrer?"

Raquel fica assustada mas tenta não perder o controle. Mal sabe ela, e vai saber aos poucos, que a história em torno da morte de Veruca, bela e sexy, aquela que Raquel substitui, é muito mais pesada e terrível do que ela imagina.

Raquel vai se ver enredada num jogo de poder envolvendo a quase todos na cidadezinha. E isso porque ela resolve bancar a detetive para descobrir o que levou Veruca à morte. Não se dá conta do quanto repete, sem notar, os passos da própria Veruca (Barbara Lennie).

E então ela vai enfrentar perigos que não conhece, fascinada com a figura da mulher que veio a substituir. O roteiro cria cenas alternadas das vidas das duas, facilitando a aproximação dos caminhos que testemunhamos.

Raquel e Veruca são mulheres complexas que circulam num ambiente onde existem pontos de encontro com pessoas tóxicas. Mas elas nunca se viram. A não ser numa cena imaginária e marcante, quando lidam com suas perdas visitando um hospital.

Raquel mostra-se atraida pela mulher que a antecedeu e não precisa das drogas que circulam entre os jovens e muitos dos adultos em Romariz. Ela alucina por conta dos remédios e também por conta de seu estado psíquico.

A pergunta que nos fazemos é: aquilo que levou Veruca à morte também ameaça Raquel?

A série é atraente. Sexo, drogas, violência e personagens viciados em situações perigosas. Alguns encontram a saída dos dilemas que vivem, outros não.

Vale a pena conferir.


( O trailer está no meu blog: www.eleonorarosset.com.br )