Desert Crown confirma e vence o Derby do Jubileu da Rainha

O potro Desert Crown confirmou seu favoritismo e venceu na tarde deste sábado, dia 4, o Epsom Derby (G.1) comemorativo do Jubilei de Platina da Rainha Elizabeth II, que está completando 70 anos à frente da Coroa em meio a quatro dias seguidos de festividades no Reino Unido. A 242ª versão da famosa corrida também teve, este ano, várias homenagens ao jóquei inglês Lester Piggott, ídolo ganhador de nove derbies - inclusive com o tríplice coroado Nijinsky - que morreu domingo passado.



Entrega das taças: Princesa Anne, Sir Michael Stout, Richard Kingscote e Saeed Suhail

Quase 25 mil pessoas assistiram a vitória de Desert Crown, em uma tarde de comemoração ao Jubileu da Rainha, uma aficionada das corridas que só deixou de ir a Epsom em razão de idade e, antes, durante o período da pandemia de Covid-19. Todos os jóqueis que montaram na programação portaram uma tarja preta em honra à memória de Lester Piggot. E todos eles, inclusive alguns que já se retiraram das pistas, posaram para uma foto com a farda oficial do National Stud, o haras da família real britânica.

Apresentado pelo treinador Sir Michael Stout, que venceu seu sexto Derby, o filho de Nathaniel e Desert Berry, por Green Desert, atingiu sua terceira vitória na condição de invicto, sob a direção do jóquei Richard Kingscote, que conquistou seu primeiro Derby.


Jóqueis da ativa ou já fora dela posaram para foto com a farda da Rainha

Criado pelo Strawberry Fields Stud e pertencente a Saeed Suhail, que ficou com o prêmio de 909 mil libras esterlinas (o equivalente a R$ 5,4 milhões), Desert Crown correu na expectativa nos 2.400 metros, pista de grama, em torno da quinta/sexta posições, para descontar no início da reta de chegada para o ponteiro Changingoftheguard. Dalí foi dominar a prova na altura dos últimos 200 metros e cruzar o disco com três corpos sobre o segundo colocado, Hoo Ya Mal, que não estava entre os mais apostados. Westlover finalizou em terceiro lugar.