Com o frio que se instalou em São Paulo e em outras cidades brasileiras esta semana, os pratos quentes ganharam espaço nos cardápios das famílias, dos trabalhadores e dos casais. E como a capital paulista tem forte tradição oriental, com as cozinhas japonesa, chinesa e agora também coreana, a dica é aproveitar os restaurantes e izakayas (bares populares japoneses) para provar e se refastelar nessas delicias da gastronomia asiática. Embora tenha sido incorporado à culinária japonesa há um bom tempo, é bom que se diga, o lamen é um prato de origem chinesa.
Primeiramente, em 1872, quando se iniciou a Era Meiji, ocorreu a abertura dos portos japoneses e, consequentemente, o comércio exterior ganhou força. Essa mudança de cenário proporcionou a instauração do primeiro bairro chinês no Japão, o Chuukagai, na cidade do porto Yokohama, no mesmo ano de 1872. Foi nesse bairro que nasceram os primeiros restaurantes chineses em território japonês.
Mas, avançando na história, o lamem ficou mesmo popular apenas no século 20, após a Segunda Guerra, no Japão. A razão disso é que, originalmente, o lamen é um prato econômico, já que o dashi (caldo, que é a alma de todo lamen) é composto, basicamente, de água, vegetais e ossos de animais, de toppings, como barriga de porco, alga, ovo, entre outros, e porque, à época, a produção de arroz naquele país fora afetada pelo conflito mundial.
Falando no dashi, é sempre bom destacar, para quem não está habituado que, por ser ele a alma do lamen (onde se encontra a potência do sabor), os nomes a seguir indicam a base da qual o prato é feito: shio (sal), shoyu (o conhecido molho de soja), tonkotsu (carne de porco) e misso ou miso (soja fermentada).
Aproveitando a deixa, IPO News relacionou abaixo uma série de restaurantes em São Paulo que oferecem pratos com o lamen. Para tal, bebeu na fonte da página da CNN Viagem & Gastronomia, que sempre traz informações quentes sobre o setor. No caso específico deste tema, uma matéria recente redigida pelo advogado e entusiasta de comidas & bebidas, Fred Sabbag. Daí, complementou com sugestões da própria redação. Veja a seguir:
O pequeno Tonkotsu Barikote Ramen Maru, com apenas oito lugares em seu balcão, é uma excelente pedida na Rua José Maria Lisboa, 118, Jardim Paulista, São Paulo-SP. Aberto de terça-feira a domingo, das 12h às 15 horas, e das 18h às 22 horas. Não aceita reservas.

Desde sua abertura, o Jojo Ramen é uma das casas mais disputadas pelos amantes de lamen na capital. Fica na Rua Dr. Rafael de Barros, 262, Paraíso, São Paulo-SP. Aberto de segunda-feira a sábado, das 11h30 às 14h30, e das 18h às 22 horas. Não aceita reserva.

O Misoya Ramen é especializado em misso ramen (o dashi tem como base a pasta de soja fermentada) de diversas regiões do Japão. É a primeira casa na América Latina de um grupo japonês que possui mais de 100 lojas no Japão e outras mais ao redor do mundo. Fica na Rua Antônio Carlos, 324, Consolação, São Paulo-SP. Aberto todos os dias, das 11h às 23 horas.

O Hirá Ramen Izakaya é bar do tipo izakaya, com muitos acertos no cardápio. Está localizado na Rua Fradique Coutinho, 1.240, Pinheiros, São Paulo-SP. Aberto todos os dias, das 12h às 15 horas, e das 19h às 23 horas.

O Hidden By 1nd Floor serve ótimos lamens, além de outros pratos quentes da culinária japonesa (como buns, gyoza, karaage etc.). Fica na Al. dos Nhambiquaras, 921, Moema, São Paulo-SP. Aberto de segunda-feira a quarta-feira, das 18h às 21h45; de quinta-feira e sexta-feira, das 12h às 14h40; e das 18h às 21h45; e aos sábados, das 18h às 21h45.
O Tan Tan Noodle Bar é tido como uma ótima opção que casa o lamen com um cardápio completo de bebidas. Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros, São Paulo-SP. Aberto de terça a domingo, das 19h às 23h30. Não abre no último domingo do mês. Reservas podem ser feitas via site.

O Tamashii Ramen serve um shoyu ramen muito procurado pelos frequentadores, e tem um serviço igualmente elogiado. Fica na Rua Mourato Coelho, 53, Pinheiros, São Paulo-SP. Aberto de terça-feira a sábado, das 12h às 14h30, e das 18h às 22 horas.

O Ton Hoi é um dos restaurantes chineses mais conceituados de São Paulo, e serve pratos elaborados com lamen feitos pelo chef Tommy Wong. Fica na Avenida Professor Francisco Morato, 1.484, no Butantã. Abre durante a semana de quarta a domingo, das 11h às 15 horas; e depois das 18h às 21h (está retomando o presencial agora). Reservas pelo telefone 3721-3268.
Também na zona sul da capital, o Yoshi Yzakaya é um movimentado bar e restaurante localizado entre a Vila Sônia e o Morumbi. Tem um cardápio "de boteco", e recentemente estendeu as opções do menu, onde se incluem os lamens. Fica na Rua Dr. Sílvio Dante Bertacchi, 291.