Imagem: Divulgação
Oposição mobiliza manifestações contra Bolsonaro em 300 cidades

Oposição mobiliza manifestações contra Bolsonaro em 300 cidades

Vários partidos de oposição se mobilizam hoje em mais de 300 cidades para protestos contra o presidente Jair Bolsonaro. PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB, Rede, PV, Cidadania e Solidariedade organizaram atos em todos os estados, no Distrito Federal e em 18 países. As maiores manifestações são esperadas em São Paulo e Rio de Janeiro, e contarão com o apoio do movimento Direitos Já e de centrais sindicais como CUT, Força Sindical, UGT e CTB, entre outras.

Ao contrário de manifestações anteriores, como a do dia 12 de setembro do Movimento Brasil Livre (MBL) e do Vem Pra Rua, que focavam apenas na defesa da democracia, o movimento de hoje ampliou o leque de reivindicações que abrange o impeachment do presidente e o combate à pandemia, à pobreza, ao aumento da inflação e ao desemprego, que hoje alcança cerca de 14 milhões de brasileiros.

Na capital de São Paulo, o protesto está marcado para as 13 horas, em frente ao Masp, na avenida Paulista. A programação será variada, prevendo um ato ecumênico, apresentação de indígenas e presença de artistas, além de um carro de trio elétrico. O encerramento será feito com o hino nacional.

O sociólogo Fernando Guimarães, organizador do evento, entende que os protestos deste sábado são um marco político: "Esse é um ato que vira a chave, passa a dar uma amplitude necessária para uma construção de impeachment. Nem todos os partidos estão pedindo impeachment, mas esse é um processo de acumulação de forças", disse ao site UOL. Guimarães diz que estão convidados "todos que quiseram somar, deixando de lado divergências do passado e a questão eleitoral para convergir pela democracia. Toda a população que vá às ruas, deve ir com espírito de acolher mesmo os líderes de um campo político diferente do seu", explica o coordenador.