GP da Hungria: strike na largada e vitória de Esteban Ocon

O piloto francês Esteban Ocon, da Alpine, venceu pela primeira vez na sua carreira de Fórmula-1. Foi no GP da Hungria deste domingo, no circuito de Hungaroring, pela 11° rodada do Campeonato Mundial.

A vitória inesperada de um azarão deu-se após um desenrolar inusitado para a prova. Tudo começou logo na largada: "foi um strike e a pista do GP da Hungria virou boliche", na definição do narrador Sérgio Maurício, da TV Bandeirantes.

Ao lado do pole position Lewis Hamilton na primeira fila, o piloto Valtteri Bottas, também da Mercedes, perdeu quatro posições e em seguida carimbou a traseira de Lando Norris, ao tentar ultrapassá-lo ainda na primeira volta. Com o impacto, o inglês da McLaren atingiu Max Verstappen, da Red Bull. Bottas ainda atingiu o outro carro da Red Bull, pilotado por Sergio Pérez.

Mais atrás, Lance Stroll (Aston Martin), não conseguiu frear e bateu em Charles Leclerc, da Ferrari, que em seguida acertou Daniel Ricciardo, da McLaren. Hamilton, beneficiado pela pole position, se mandou e não participou do imbróglio.

O saldo do acidente foi o abandono de cinco pilotos: Bottas, Pérez, Leclerc, Stroll e Norris, o causador de todo o estrago e que agora terá que se explicar à FIA. Ele já começou o seu trabalho se desculpando com Lando Norris, o primeiro que acertou na pista.

Mais imprevisto: Sebastian Vettel, da Aston Martin, chegou em segundo, mas foi desclassificado após inspeção em seu carro. Os comissários detectaram que o tanque de gasolina tinha apenas 300ml e, de acordo com o regulamento, é necessário ao menos um litro de combustível para a análise.

Com essa decisão, Lewis Hamilton, da Mercedes, subiu para o segundo lugar no pódio, seguido pelo espanhol Carlos Seinz Jr., da Ferrari. Com o resultado, o piloto inglês assumiu a liderança do campeonato, com 192 pontos, seguido pelo holandês Max Verstappen, com 186 pontos, que liderou por várias rodadas.

A 12° etapa do campeonato terá lugar na pista de Francorchamps, com o GP da Bélgica, no domingo, dia 29 de agosto.