Raízen S.A. protocola seu pedido de IPO na CVM

Raízen S.A. protocola seu pedido de IPO na CVM

Joint-venture entre o grupo brasileiro Cosan e a petrolífera holandesa Shell, a Raízen protocolou hoje seu pedido de Initial Public Offering na Comissão de Valores Imobiliários. Segundo fontes do mercado ouvidas pelos principais veículos especializados em finanças, trata-se de uma das maiores operações do gênero já feitas na B3, podendo atingir de R$ 10 a 13 bilhões de investidores nacionais e internacionais.

A oferta será de ações preferenciais, sem direito a voto, mas com preferência de dividendos. Em preparação para essa negociação na bolsa, a empresa promoveu uma recente alteração em sua razão social. A Raízen Combustíveis S.A. passou a se chamar apenas Raízen S.A. Como antecipou a Coluna Broadcast, do Estadão, a oferta deve buscar investidores interessados no tema sustentabilidade, principalmente ao mostrar ao mercado a presença da companhia no setor de biocombustíveis. Estrangeiros que já investem nas duas controladoras da Raízen teriam demonstrado interesse em fazer aportes na oferta; o preço das ações deve ser definido ainda neste mês de junho.

Nessa nova leva de IPOs aguardada pelo mercado, estima-se que um montante de R$ 30 bilhões possa passar pela B3, com os investidores, desde as pessoas físicas até as empresas, de olho nas oportunidades. Além da Raízen, há previsão de ofertas públicas das cimenteiras CSN Cimento e InterCement, e da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), entre outras grandes companhias.