Lula avalia como crucial segundo turno em São Paulo

Receio do presidente é de que eventual vitória de Tarcísio no primeiro turno influencie a disputa nacional


O dilema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o palanque da esquerda em São Paulo passa pelo receio de um impacto nacional.

O petista considera crucial o lançamento de um nome em São Paulo que consiga levar a disputa estadual ao segundo turno, como em 2022.

A preocupação é de que, caso o governador Tarcísio de Freitas consiga se reeleger no primeiro turno, o candidato presidencial da direita começará o segundo turno com impulso eleitoral em São Paulo.

Já que, sem se preocupar com um segundo turno, Tarcísio terá tempo e poder de mobilização para se dedicar à eleição presidencial, escalando prefeitos e vereadores para a disputa nacional.

Por isso, Lula tem repetido em conversas reservadas que não pode errar em São Paulo. Ele tem insistido no ministro Fernando Haddad (Fazenda), que conseguiu jogar a disputa ao segundo turno em 2022.

Haddad, porém, resiste a ser candidato, o que tem irritado Lula. O plano B do presidente, caso não consiga convencer Haddad, são os ministros Simone Tebet (Planejamento) e Márcio França (Empreendedorismo).

Em viagem ao Panamá, Lula conversou com Tebet, mas ainda não tomou uma decisão. O presidente aguarda o resultado de pesquisas eleitorais para bater o martelo.

Nem mesmo dirigentes petistas acreditam em uma vitória contra Tarcísio em São Paulo. A questão é impedir que a disputa estadual impulsione a direita no âmbito nacional.

CNN Brasil
https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/gustavo-uribe/eleicoes/lula-avalia-como-crucial-segundo-turno-em-sao-paulo/#goog_rewarded