Levantamento foi divulgado nesta terça-feira pelo instituto Paraná Pesquisas
Por José Benedito da Silva
O ex-governador Ciro Gomes (PSDB) é uma ameaça real à manutenção da hegemonia do PT à frente do estado do Ceará, segundo pesquisa feita entre os dias 12 e 15 de dezembro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta terça-feira, 16.
De acordo com o levantamento, no principal cenário, Ciro teria 46,0% das intenções de voto contra 33,2% do governador Elmano de Freitas (PT), que vai buscar a reeleição em 2026 (veja quadro completo abaixo).
O PT governa o Ceará pelo terceiro mandato consecutivo - antes, o hoje ministro da Educação, Camilo Santana (PT), comandou o estado entre 2015 e 2022, quando foi eleito senador.

Pesquisa para o governo do Ceará (Paraná Pesquisas/Reprodução)
Ciro Gomes ainda não confirmou que será candidato ao governo do estado, mas recentemente trocou o PDT pelo PSDB em um evento recheado de políticos de direita, inclusive a cúpula bolsonarista no estado, no qual disparou críticas ao governo do PT, de quem já foi aliado e rompeu em 2022, quando disputou, sem sucesso, a Presidência da República contra Lula.
O neotucano já havia, inclusive, conseguido o apoio do PL e do bolsonarismo para a sua candidatura, o que gerou uma crise sem precedentes no clã Bolsonaro depois que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em evento em Fortaleza, criticou a articulação conduzida pelo deputado André Fernandes, principal liderança do PL no Ceará - a aproximação do bolsonarismo com Ciro, ao menos por ora, foi congelada.
Outros cenários
O Paraná Pesquisas também testou dois cenários diferentes na corrida ao governo do estado. Em um deles, com Camilo Santana no lugar de Elmano, o hoje ministro venceria Ciro Gomes por 45,0% a 36,8% das intenções de voto.
Pesquisa para o governo do Ceará - cenário 2 (Paraná Pesquisas/Reprodução)
Em outra simulação, sem Ciro Gomes, Elmano de Freitas lideraria a corrida eleitoral com 42,2% das intenções de voto contra 23,1% do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que recentemente trocou o PDT pelo União Brasil.

Pesquisa para o governo do Ceará - cenário 3 (Paraná Pesquisas/Reprodução)
Avaliação de governo
O Paraná Pesquisas também sondou a avaliação do trabalho do governador Elmano de Freitas. Segundo o levantamento, o seu trabalho é aprovado por 55,95 dos cearenses e desaprovado por 40,9% (veja o quadro completo abaixo).

Pesquisa - avaliação - governo do Ceará (Paraná Pesquisas/Reprodução)
Pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 1.508 eleitores, em 69 municípios do Ceará. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.Veja a pesquisa completa:
Veja
https://veja.abril.com.br/politica/pesquisa-mostra-que-ciro-gomes-seria-uma-ameaca-real-a-hegemonia-do-pt-no-ceara/





