Daniel Vorcaro (Reprodução/Reprodução) |
O futuro de Daniel Vorcaro após BC barrar venda do Master ao BRB

O futuro de Daniel Vorcaro após BC barrar venda do Master ao BRB

Instituição financeira possui mais de 80 bilhões de reais em passivos


Por Pedro Gil

Daniel Vorcaro faz contas. Ele terá que se desfazer de ativos após a recusa do Banco Central (BC) em autorizar sua operação junto ao BRB, banco controlado pelo governo do Distrito Federal. O problema é que isso não virá sem um grande desconto - o custo do desespero.

O Banco Master possui cerca de 87 bilhões de reais em ativos, mais do que o dobro do que tinha há 12 meses. Mas o passivo do banco também cresceu na mesma velocidade: são 83 bilhões de reais em dívidas, mais que o dobro do ano anterior, segundo dados do BC. Desse montante, cerca de 16 bilhões de reais vencem ao longo deste ano.

É um banco altamente alavancado. A maior parte do passivo está concentrada em: CDBs (31 bilhões de reais), CDIs (18 bilhões de reais); LCI/LF (3 bilhões de reais); operações compromissadas (1,7 bilhão de reais); e derivativos (1,3 bilhão de reais).

Entre amigos, Vorcaro calcula que o prejuízo ao mercado, sem a autorização da operação do BC, pode ser de até 40 bilhões de reais. "Ele vai ter que vender com deságio, o passivo vai aumentar. A tendência é receber os ativos sem correção", diz um interlocutor de Vorcaro reservadamente.

Veja
https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/o-futuro-de-daniel-vorcaro-apos-bc-barrar-venda-do-master-ao-brb/