Por Lauro Jardim
Davi Alcolumbre não está conformado com a permanência de Alexandre Silveira no Ministério de Minas e Energia. Quer sua demissão e disse isso a Lula no sábado passado no Palácio da Alvorada, numa reunião da qual Rodrigo Pacheco também participou.
Segundo interlocutores do presidente do Senado - que ontem tomou café da manhã com Carlos Suarez, o rei do gás - não está descartado que as votações de interesse do governo passem a andar em ritmo de cágado se Lula não atender esse pleito. Essa possibilidade, claro, Alcolumbre não apresentou ao presidente.
Nada é impossível na política. Mas Lula entregar a cabeça de Silveira é mais do improvável. Em 5 de fevereiro, Lula disse numa entrevista:
- Silveira é um ministro excepcional. Poucas vezes o Ministério de Minas e Energia teve um ministro com a competência, a vontade de brigar, como o Silveira. Ele será mantido ministro. Não há porque mexer em uma coisa que está fazendo uma revolução no setor energético e de minas do País.
A declaração acima já fora dada exatamente pela pressão do então recém-eleito presidente do Senado pela demissão de Silveira.
O Globo
https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2025/03/alcolumbre-pressiona-lula-pela-demissao-de-silveira.ghtml