Sistema de comunicação com mais de 1,5 quilômetros foi desenvolvido nos subterrâneos da cidade histórica de Cuzco
Depois de séculos de especulação, arqueólogos confirmaram a existência de uma rede de túneis subterrâneos em Cuzco, no Peru, que teria sido construída pelos incas, uma das principais civilizações pré-colombianas. No total, há mais de 1,5 quilômetro de passagens construídas sob a cidade histórica, perto de Machu Picchu, cidadela no alto da Cordilheira dos Andes.
Segundo a Associação de Arqueólogos do Peru, a "Chincana" - palavra que significa labirinto em Quechua - conecta o Templo do Sol à antiga Fortaleza de Sacsayhuaman.
Os arqueólogos Jorge Calero e Mildred Fernandez contaram à imprensa que três braços de tuneis foram detectados, cada um deles ligando a diferentes pontos da cidade. Em seu trecho mais profundo, o túnel Chincana chega a 2,5 quilômetros de profundidade.
A busca pelo túnel começou depois da descoberta de relatos históricos escritos entre os séculos 16 e 18 que o descreviam. Um dos relatos, escrito por um padre espanhol em 1594, sustenta que o túnel principal começa no templo, passa sob a casa do bispo, atrás da Catedral de Cuzco, e termina na Cidadela de Sacsahuaman.
Os pesquisadores usaram ultrassom e radares para identificar a localização do túnel e revelaram que as paredes são de pedra e o teto sustentado por vigas de madeira, de 1,4 a 2,5 metros abaixo das ruas.
"Agora temos de escavar em locais chaves para conseguir entrar na Chincana, talvez em março ou abril", afirmaram os arqueólogos.
Antiga capital do Império Inca, Cuzco é Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, braço das Nações Unidas para a Educação e Cultura. Milhares de turistas visitam o local anualmente. Muitos ficam baseados na cidade antes de seguir para Machu Picchu - uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Sob o Império Inca, Cuzco se tornou um complexo centro urbano, com funções administrativas e religiosas distintas. A cidade é conhecida por seu legado arquitetônico e cultural e é cercada por áreas claramente designadas para agricultura e produção industrial.
No século 16, com a conquista de Cuzco pelos espanhóis, a estrutura urbana central da cidade imperial de Cuzco foi preservada, mas muitos templos, monastérios e palácios foram construídos sobre as ruínas da cidade inca.
A recente descoberta dos túneis é mais uma prova da natureza avançada da civilização inca. Tudo indica que eles eram usados como um sistema de comunicação para a cidade.
O Estado de S.Paulo
https://www.estadao.com.br/ciencia/rede-de-tuneis-misteriosos-construidos-pelos-incas-foram-localizados-no-peru