O aplicativo TikTok está fora do ar em todo território norte-americano a partir deste domingo, dia 19, quando começou a vigorar a Lei de Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros.
A nova lei, que foi confirmada pela Suprema Corte norte-americana esta semana, diz que a proibição ocorrerá a menos que o TikTok seja vendido a uma propriedade que não seja "controlada por um adversário estrangeiro", e considerada uma uma ameaça à segurança nacional.
O presidente eleito nos Estados Unidos Donald Trump disse à rede de televisão NBC News que planeja dar ao proprietário chinês do aplicativo de mídia social 90 dias, a partir de sua posse na segunda-feira, dia 20, para encontrar um proprietário não chinês.
O TikTok tem 170 milhões de usuários nos Estados Unidos. Até a conversa entre Donald Trump e Xi Jinping, ocorrida nesta sexta-feira, dia 17, o governo da China indicava que não abriria mão de seu controle sobre o aplicativo, exceto como parte de discussões comerciais e tarifárias mais amplas. O primeiro contato entre os dois líderes mundiais pode servir para aparar arestas e aproveitar o "fôlego" de três meses para que as partes entrem em um acordo de venda ou reativação do TikTok nos EUA.