Joint venture surge após esforços para limpar a reputação da instituição
Por Reuters - Cidade do Vaticano
O Banco do Vaticano uniu-se à Morningstar para lançar dois novos índices de ações alinhados aos princípios católicos, anunciaram as duas entidades nesta terça-feira (10), em uma colaboração inédita entre o Vaticano e o setor financeiro.
O banco, oficialmente conhecido como Instituto para as Obras de Religião (IOR), afirmou que cada índice incluirá 50 empresas de médio e grande portes, consistentes com os ensinamentos católicos sobre questões de vida, responsabilidade social e proteção ambiental.
Os novos índices são o Morningstar IOR US Catholic Principles e o Morningstar IOR Eurozone Catholic Principles. As principais participações do fundo da zona do euro, segundo a Morningstar, incluem a fornecedora de semicondutores ASML Holding, a Deutsche Telekom e a empresa de software SAP.
O investimento socialmente responsável tem crescido nas últimas décadas. A Ave Maria Mutual Funds, uma família de fundos americana que realiza investimentos de acordo com princípios católicos, afirmou ter US$ 3,8 bilhões em ativos sob gestão em 2025.
A joint venture entre a Morningstar e o banco do Vaticano surge após esforços para limpar a reputação da instituição, que foi manchada nas últimas décadas por casos de corrupção, peculato e outros crimes.
O falecido Papa Francisco, que morreu no ano passado, implementou uma série de reformas para lidar com esses problemas.
Valor
https://valor.globo.com/financas/noticia/2026/02/10/banco-do-vaticano-faz-parceria-inedita-para-lancar-fundos-de-indice-catolicos.ghtml





