Nem mesmo o tempo chuvoso ou ameaças de bomba e sabotagens apagaram o brilho das Olimpíadas mais inclusivas já vistas na trajetória dos Jogos
Na primeira abertura dos Jogos Olímpicos realizada longe de um estádio fechado, a cidade de Paris fez história ao promover uma cerimônia inédita com 85 barcos que navegaram nesta sexta-feira, dia 26, por seis quilômetros entre a Ponte de Austerlitz até o Trocadero, aos pés da Torre Eiffel.
Nem mesmo o tempo chuvoso ou ameaças de bombas e sabotagens que rondaram a capital francesa empanaram o brilho das delegações de atletas desfilando a céu aberto, fora do confinamento dos estádios ou grandes ginásios, onde tradicionalmente acontecem as aberturas.
Nos ancoradouros de Paris, mais de 300 mil pessoas ignoraram a chuva e o tempo encoberto para assistir ao show de embarcações e de cantores pop, aplaudindo os verdadeiros artistas do espetáculo: os atletas que carregaram as cores e bandeiras dos 205 países representados nos Jogos.
O ápice da festa foi quando os tricampeões olímpicos franceses Marie-José Perec, do atletismo; e Teddy Riner, do judô, acenderam a pira olímpica, que subiu aos céus como base de um grande balão, iluminando a Cidade Luz. Uma imagem que dificilmente será esquecida por todos que acompanharam a cena, na França e no mundo.
Acompanhe a seguir alguns flashes da cerimônia de abertura: