Mostra ''O Gosto da Guerra'' traz imagens do Vietnã e de outros conflitos

Mostra ''O Gosto da Guerra'' traz imagens do Vietnã e de outros conflitos

A mostra "O Gosto da Guerra", que está em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), é uma iniciativa homônima ao livro que reúne reportagens escritas durante a cobertura do conflito e que agora ganharam um reedição atualizada pela Companhia das Letras.

Cliques dos brasileiros André Liohn, Hélio Campos Mello, Juca Martins, Leão Serva e Yan Boechat se somam às desconcertantes imagens do veterano José Hamilton Ribeiro, o "Zé Hamilton", como ficou conhecido nas várias redações por onde passou, para narrar algumas das guerras mais violentas do último século.




Mostrar imagens do Vietnã no Brasil e no mundo não foi fácil para repórteres e fotógrafos que estiveram no conflito do Sudeste Asiático entre as décadas de 1960 e 70. Durante a cobertura, Zé Hamilton, hoje com 88 anos, perdeu uma perna, e a tragédia foi fotografada pelo seu colega Keisaburo Shimamoto. Uma foto colorida do momento está exposta no MIS, com Zé Hamilton ferido, de costas, tirada quando Shimamoto percebeu que o amigo fora atingido.

As reportagens e as transmissões do conflito, nos jornais e nas TVs, fizeram com que a Guerra do Vietnã se tornasse um tema central para Hollywood, reinterpretado por grandes nomes do cinema. É o caso de "Platoon" e "Nascido em 4 de Julho", dirigidos por Oliver Stone, ele mesmo um veterano da guerra; "O Atirador", de Michael Cimino; "Nascido Para Matar", de Stanley Kubrick; e "Apocalypse Now", de Francis Ford Coppola.

Além do Vietnã, podem ser vistas na mostra do MIS fotos de outros conflitos. Como os soldados vigiando as ruas no Panamá, em imagens feitas por Hélio Campos Mello durante a invasão norte-americana no país em 1989. Ou ainda os retratos de cidades ucranianas destruídas no ano passado, captados Yan Boechat.

Serviço

Exposição "O Gosto da Guerra"
Horário: de terça a sexta, das 10h às 20 horas; sábados, das 10h às 21horas; domingos, das 10h às 19 horas. De 10 a 26 de julho
Local: Museu da Imagem e do Som -av. Europa, 158, São Paulo
Entrada: Gratuita