Sequência do Brasileirão é incerta, devido às enchentes no Sul; clubes divergem

Sequência do Brasileirão é incerta, devido às enchentes no Sul; clubes divergem

Presidente da CBF consulta dirigentes sobre parar ou não o torneio e marca reunião apenas para o final do mês de maio

O Campeonato Brasileiro cumpriu sua sexta rodada neste último final de semana, quando os clubes paulistas tiveram uma sequência bem ruim de resultados. No sábado, dia 11, o Corinthians perdeu por 2x0 do Flamengo, no Maracanã. No domingo, foi a vez do Palmeiras cair, pelo mesmo placar, diante do Athletico Paranaense, na arena Barueri. Para completar, o Red Bull Bragantino foi derrotado por 1x0 pelo Bahia, na Fonte Nova.

O líder do campeonato continua sendo o Athletico PR, com 13 pontos, mas agora seguido de perto pelo Bahia, com a mesma pontuação. O Flamengo é o terceiro, com 12. A rodada termina hoje, com o jogo São Paulo x
Fluminense, às 20 horas, no Morumbis, com transmissão apenas pelo canal Premiere (PPV).

Mas não são os resultados em si que concentram nos últimos dias as atenções dos dirigentes, esportistas e das torcidas. Há duas rodadas sem atuarem, os três times gaúchos da Série A enviaram um documento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), solicitando a paralisação do Brasileirão.

Dirigentes do Internacional, Grêmio e Juventude alegam que não é só o alagamento das arenas em Porto Alegre que inviabilizam a preparação dos times. Jogadores e funcionários dos clubes estão às voltas com o auxílio a seus familiares e amigos, e não possuem condições físicas ou psicológicas de treinar e jogar.

A pedida dos clubes do sul será agora analisada por todos os times participantes das Série A. O que causou estranheza foi a data marcada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para a reunião que vai decidir a questão: 27 de maio, considerada muito distante diante da urgência do problema.

Até o momento, os clubes se dividem diante do que decidir. Flamengo e Palmeiras não querem a paralisação. O líder Athletico Paranaense, mais Atlético Mineiro, Criciúma e Cuiabá, endossam a parada no campeonato. Quanto às demais equipes, preferem aguardar a reunião do dia 27 para tomar uma decisão. A paralisação de um ou mais campeonatos não é uma novidade para todos, já que ocorreu durante a pandemia de Covid-19, em 2020.