Mystik Dan conquista o Kentucky Derby e só volta no Belmont Stakes, em junho

Em uma reta de chegada alucinante, com três competidores disputando a vitória no fotochart, o potro Mystik Dan sagrou-se campeão da 150ª edição do Kentucky Derby (G.1), corrido no sábado, dia 4, no hipódromo de Churchill Downs, nos Estados Unidos.




Por dentro, Mystik Dan resistiu aos arremates de Sierra Leone e Forever Young - Justin Casterline/NBC News


Foi uma reta final de tirar o fôlego do folego dos competidores e do público, que mais uma vez lotou o hipódromo do Centro-Oeste com 150 mil pessoas para ver o Derby mais famoso do mundo. Azarão com eventual de 19,60, Mystik Dan se beneficiou da luta entre os favoritos Sierra Leone e Forever Young e cruzou a seta dos 2.000 metros com um focinho de vantagem sobre o segundo colocado. Representante do turfe japonês, Forever Young finalizou em terceiro, também a diferença de focinho de Sierra Leone.

O ganhador é um filho de Goldencents e Ma'am, por Colonel John, que recebeu direção sublime de Brian Hernandez Jr e preparo do veterano treinador Kenneth Mc Peek. Criação e propriedade de Lance Gasaway, Daniel Hamby, Valley View Farm & 4G Racing, Mystic Dan fez jus à premiação de cerca de US$ 2,5 milhões proveniente da bolsa total de US$ 5 milhões. Antes do Derby, havia vencido o Southwest Stakes (G.3), em Oaklawn Park, e entrado terceiro no Arkansas Derby (G.1).



O impressionante fotochart do páreo


A segunda mãe do novo campeão do Derby é Lady Siphonica, filha do reprodutor brasileiro Siphon (Itajara), de criação e propriedade do Haras São José e Expedictus. Nascida em 2002, no Airdrie Stud, no Kentucky, Lady Siphonica é um produto das gerações deixadas por Siphon nos EUA antes de retornar em definitivo ao Brasil, já na década de 2010.

Daqui a 15 dias, no hipódromo de Pimlico, em Baltimore, será disputada a etapa intermediária da tríplice-coroa norte americana, o Preakness Stakes (G.1). Depois, em 8 de junho, o Belmont Stakes (G.1), em Elmont, Nova York, marcará o encerramento da coroa.



Divulgação
 

Segundo declarações de Kenneth McPeek após a corrida, é muito provável que Mystic Dan receba uma folga e fique de fora do Preakness, retornando apenas no Belmont Stakes de junho.