"Sob o sol da Toscana"- "Under the Tuscan Sun", Estados Unidos, 2003 Direção: Audrey Wells, Netflix |
''Sob o Sol da Toscana'', um filme leve, divertido e com belo cenário, por Eleonora Rosset

''Sob o Sol da Toscana'', um filme leve, divertido e com belo cenário, por Eleonora Rosset

Ela foi a última a saber que o marido a traia e queria o divórcio.

Frances, uma bela mulher de uns quarenta anos, vive em São Francisco e é escritora. Mas aceitou trabalhar para que o marido, supostamente também escritor, pudesse escrever em casa. Ela caiu das nuvens com a notícia. E entrou em depressão.

Pior, teve que deixar o apartamento em que vivia e ir morar num estúdio pequeno e sem graça, onde ficam os divorciados sem teto.

Mas Frances foi salva dessa vidinha que a esperava porque sua amiga Patti (Sandra Oh) fica grávida e dá sua passagem para uma excursão pela Itália para a recém divorciada. Frances hesita, mas aceita.

E lá em Cortona, cidadezinha agradável na Toscana, ela manda o ônibus parar porque descobre uma linda vila italiana que está à venda. Foi paixão à primeira vista. Frances precisava de um lar mais que tudo na vida.

E, como a casa pedia uma reforma vamos ver ela, animada, contratando poloneses ilegais e simpáticos para o trabalho braçal. Frances tinha que tirar da cabeça suas tristezas e nada melhor do que um trabalho duro entre gente esforçada e apreciadora do seu talento na cozinha.

O corretor que vendera a vila para ela estava sempre disposto a acudir nas emergências. Estava encantado com Frances mas, casado e feliz, flertava com ela, e só.

Frances tinha conseguido companhia. Eram quase uma família naquela vila. Mas faltava um amor na vida de Frances.

E vamos ver então o que acontece com Frances na terra dos homens galanteadores.

O filme é leve, divertido e Diane Lane como Frances nos encanta com seu sorriso maroto e olhar sexy. Ela é o centro das atenções naquela cidadezinha italiana onde todos se conhecem.

Os personagens secundários são bem escolhidos e suas histórias se entrelaçam com as de Frances. Assim temos Raul Bova que faz Marcello, bonitão e sedutor; Lindsay Duncan como Katherine, mulher fatal, que é doida por chapéus e cita Fellini com quem diz que aprendeu tudo que sabe.

O filme é baseado no bestseller de Frances Mayes que conta como os cenários coloridos da Toscana e a gente do local a ajudaram a sair da depressão e ter esperanças de começar uma vida nova.

( O trailer está no meu blog: www.eleonorarosset.com.br )