Imagem: Gov.br
ANEEL participa da segunda edição do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia

ANEEL participa da segunda edição do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia

O evento está reunindo, entre os dias 11 e 12 de abril, representantes do Executivo e Legislativo, das empresas e especialistas para dialogar sobre os desafios e tendências do setor elétrico

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) integra os debates na segunda edição do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, promovido pelo BTG Pactual em parceria com a revista Forbes, nesta quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, no Rio de Janeiro. O evento reúne os principais dirigentes do mercado e lideranças do poder público para debater os desafios e tendências do setor elétrico brasileiro.

O principal objetivo do encontro é procurar entender e discutir o que o Executivo e o Legislativo podem oferecer para que o setor receba mais investimentos em energia renovável, principalmente eólica (on e offshore), fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde ao longo da próxima década.




Na quarta-feira, dia 10, o presidente Lula comandou uma reunião com executivos do setor público de energia (foto: Ricardo Stuckert)

Nesta quinta-feira, além de integrar a mesa de abertura do evento, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, atuou como moderador nos debates do primeiro painel, que tratou dos investimentos previstos para o setor nos próximos 10 anos.

Em sua fala de abertura, Sandoval Feitosa falou dos apontamentos feitos durante sua participação na reunião no Palácio do Planalto da última quarta-feira, dia 10. O encontro, promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu representantes do setor elétrico da iniciativa privada e do serviço público para discutir meios de reduzir a conta de luz

"O diagnóstico unânime foi de que precisamos redesenhar e criar um novo marco regulatório para o nosso setor. Para um país que tem tantas demandas sociais e desigualdades regionais, há de haver uma reforma de modo que isso passe a ser refletido na tarifa". E completou: "Falarmos de transição energética e esquecermos de quem paga a conta não é justo, nem correto".

Ao longo do primeiro dia foram abordados outros temas relevantes como transição energética, a COP 30 e o papel dos estados - painel que contou com a participação de dirigentes de diferentes unidades federativas -; e o Futuro do Setor Elétrico sob a visão do mercado, painel moderado pelo diretor da Aneel, Fernando Mosna; e das consultorias, com moderação do também diretor da Agência, Ricardo Tili.

Ainda no primeiro dia de evento, a diretora da Aneel Agnes da Costa formou, ao lado de importantes lideranças femininas que compõem o setor, o painel "Nós por Elas", que apontou a assimetria de gênero na ocupação de cargos chave no setor elétrico e levantou a importância de políticas afirmativas e ações que promovam mais equidade.

Além de investidores e CEOs de empresas do setor elétrico, também participaram do evento: o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi; a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CDESS), Elbia Gannoum; o diretor financeiro executivo de Itaipu Binacional, André Pepitone; e o presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), Mario Menel.

(com informações do portal Gov.br e da redação)