Não são muito comuns noticias sobre Initial Public Offering (IPO) envolvendo empresas voltadas ao setor de armazenamento de energia. Afinal, o segmento ainda é novo e carece de muitas outras demandas, como regulação dos mercados e o entendimento, por parte dos governos, de que se trata de uma atividade estratégica de relevante papel nas economias mundiais.
Por isso, causou surpresa na imprensa a notícia de que a Volkswagen AG adiou seus planos de fazer o IPO da PowerCo, sua unidade de produção de baterias para veículos elétricos. Boa parte do mercado, aliás, nem sabia desse mais novo plano da montadora alemã.
O motivo foi o entendimento, por parte de sua cúpula, de que a demanda por esses carros estaria momentaneamente diminuindo. Conforme números da BloombergNEF, porém, não seria essa a leitura de alguns especialistas, uma vez que o mercado automobilístico elétrico experimentou uma expansão de 33% no ano passado e que espera crescer mais 21% em 2024.
Na verdade, ao comunicar o adiamento aos seus acionistas, a maior fabricante de veículos da Europa alertou que a grande dúvida persiste na capacidade da PowerCo produzir suas próprias baterias em escala, sem colocar em xeque o potencial de vendas dos veículos em si. Assim, a ideia do IPO estaria mantida, para este ano ou o próximo, ainda sem data definida para iniciar o processo junto aos bancos.
Contribuiu para o recuo o fato de que o ano de 2023 foi o pior, em mais de uma década, para o lançamento dos IPOs, segundo dados da Bloomberg, o que teria afugentado investidores de todos os setores da indústria, comércio e serviços.
A concorrência também inibe de certa forma o ímpeto dos alemães, que monitoram o crescimento da chinesa CATL - maior fabricante mundial de baterias -, da montadora também chinesa BYD e da norte-americana Tesla, todas com projetos de fabricação de baterias em franco crescimento.
Por outro lado, os planos não só de lançar o IPO como também de aumentar a produção da PowerCo seguem em pauta. E a montadora não esconde seus planos de se tornar fornecedora de metade da demanda de baterias elétricas em todo o mundo até 2030, com fábricas na Europa e nos Estados Unidos.
O conhecimento da Volkswagen no mercado financeiro e em especial no lançamento de IPOs pode ser medido pelo seu mais recente projeto lançado em bolsa. Em setembro de 2022, a Porsche captou
9,4 bilhões de euros e foi avaliada em pouco mais de 75 bilhões de euros em seu IPO realizado na bolsa de Frankfurt.
Foi um desempenho de mercado bem acima das expectativas dos próprios dirigentes da Volkswagen, detentora da icônica marca de automóveis esportivos, mostrando que a montadora soube aguardar o timing certo para promover um grande lançamento de alcance mundial no mercado financeiro.