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CATL e Didi fecham parceria para recarga de baterias de carros do aplicativo de transportes

CATL e Didi fecham parceria para recarga de baterias de carros do aplicativo de transportes

Maior fabricante mundial de baterias para carros elétricos, a CATL fechou uma joint-venture com a Didi, líder do mercado internacional de transportes de aplicativo e que, no Brasil, é dona da 99 Taxi. As duas empresas chinesas anunciaram a parceria no último dia 26 de janeiro em Ningde, Fujian, sede da multinacional de baterias, segundo informação do site Battery News.

O chairman e CEO da Didi, Cheng Wei, e o chairman e diretor-geral da CATL, Robin Zeng, participaram da cerimônia de assinatura do contrato, que vai prover com serviços de recarga os veículos elétricos usados pelos motoristas credenciados pelo aplicativo. Com isso, eles esperam que as duas companhias ganhem com a capacidade operacional que vai ser gerada a partir da nova parceria.




Como forma de turbinar a joint-venture, a Orange Energy, concessionária de energia elétrica que atende a Didi, receberá suporte da CATL em áreas onde o acesso aos mecanismos de armazenamento de energia é mais carente. A Orange atende a Didi em mais de 190 cidades chinesas.

A CATL é hoje a maior produtora de baterias elétricas, detendo uma porcentagem de 37,4% do mercado mundial - a única que supera a margem de 30% em todo o mundo, de acordo com a empresa sul-coreana de pesquisa SNE Research.

A Didi, que na China detém a marca Uber e no Brasil a 99 Taxi, protagonizou a segunda maior entrada de uma empresa chinesa em Wall Street ao arrecadar US$ 4,4 bilhões (R$ 24,7 bi à época) em seu IPO feito em junho de 2021, atrás apenas dos US$ 25 bilhões (R$ 140,8 bi à época) obtidos pelo gigante do comércio eletrônico Alibaba, em 2014. Em dezembro do mesmo ano, pressionado pelo governo chinês diante das disputas comerciais entre EUA e China, anunciou sua saída da bolsa de Nova York (Nyse).