Imagem: Divulgação
É do Brasil o prêmio de melhor sommelière do ano, entregue pelo Guia Michelin, em 2023

É do Brasil o prêmio de melhor sommelière do ano, entregue pelo Guia Michelin, em 2023

A dona do título, inédito, é a paulistana Gaby Benicio, 43 anos, que vive na França desde 2005, como mostra a jornalista Ana Elisa Faria em sua coluna Curriculum Vitae, da Revista Gama, publicada pelo site UOL

Formada em letras, a paulistana Gaby Benício já foi fotógrafa e, hoje, é a melhor sommelière da França, realizando um trabalho nada ortodoxo, mas afetivo, com vinhos naturais no sul do país europeu. Em função disso é que recebeu, neste ano de 2023, a premiação do Guia Michelin. A dona do título, que é inédito, vive na França desde 2005, ano em que chegou por ali para estudar fotografia na Sorbonne. Logo, porém, se apaixonou pelos vinhos, e desde então, não tirou mais as taças das mãos nem do nariz.

Ao lado da chef Amélie Darvas, Gaby já teve um restaurante em Paris, o Haï Kaï, localizado no canal Saint-Martin, região boêmia que foi devastada pelos ataques terroristas de novembro de 2015, fato que as fez fechar o estabelecimento. A distância da gastronomia e dos vinhos, no entanto, durou pouco.

Algum tempo depois, durante viagem pelo sul da França - o paraíso do vinho natural -, elas se apaixonaram por uma construção medieval, um presbitério (parte da igreja reservada à moradia dos sacerdotes) na pequena cidade de Vailhan, que abriga cerca de 150 habitantes, e onde hoje fica o Äponem, a nova casa da dupla.

A 800 quilômetros de Paris, o local, cuja lista de espera chega a seis meses, tem uma estrela Michelin e a estrela verde, distinção do prêmio dada a restaurantes eco-responsáveis. Por lá, elas, junto a uma equipe formada apenas por mulheres, oferecem menu degustação com harmonização de vinhos, tudo às cegas.

Conhecida por uma sommellerie ousada, Gaby Benício diz que ficou surpresa e feliz com a premiação recebida no mês de março. "Eu parto sempre não de etiqueta, mas da experiência íntima da degustação. E acho muito incrível que esse trabalho, que é totalmente atípico, seja recompensado. É bem interessante", conta.

No papo abaixo, Gaby Benicio fala a Gama sobre a mudança de carreira, o trabalho com vinhos naturais e detalha os bastidores da vida como sommelière em uma aldeia francesa.

Acompanhe a íntegra da entrevista:
https://gamarevista.uol.com.br/pessoas/curriculum-vitae/cv-gaby-benicio/