Segundo o site internacional de gastronomia, o famoso quitute mineiro ficou atrás apenas de pratos da Sérvia e Malásia
O site de gastronomia Taste Atlas elegeu o pão de queijo como o terceiro melhor café da manhã do mundo. A lista foi publicada em abril deste ano e, segundo o portal gastronômico, contou com mais de 17 mil avaliações, das quais 11 mil foram validadas.
A publicação contou, em seu comunicado, que a iguaria brasileira tem suas origens nas invenções culinárias dos escravos, a partir de resíduos de mandioca e, mais tarde, no fim do século XIX, em Minas Gerais, o queijo e o leite passaram a fazer parte da receita do prato.
Roti Canai
A lista principal apresentou 10 pratos. O quitute mineiro ficou atrás apenas do segundo colocado, o "Komplet Lepinja" da Sérvia, um pão sírio com creme, ovo e pedaços de carne; e o "Roti Canai", da Malásia, um pão frito, feito de farinha, ovo e gordura de origem indiana, eleito campeão pelo júri popular. A competição contou com "pesos-pesados" na disputa, caso do célebre croissant francês, que ficou em nono lugar; e dos rolinhos de canela americanos, 39º classificados no ranking geral.
Top 10 da lista
1º) Roti canai (Malásia)
2º) Komplet lepinja (Sérvia)
3º) Pão de queijo (Brasil)
4º) Kanelbulle (Suécia)
5º) Mercimek çorbasi (Turquia)
6º) Chilaquiles (México)
7º) Bò kho (Vietnã)
8º) Placinta Aromâna (Romênia)
9º) Croissant (França)
10º) Katmer (Turquia)