A apresentação de uma maquete mostrando o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala no sistema de transmissão brasileiro foi feita na última quinta-feira, dia 19, durante visita de representantes da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP) à sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A maquete reproduz o primeiro projeto de armazenamento em larga escala, inaugurado no mês passado, mas que já passou por um primeiro e grande teste no final de 2022, na substação da ISA CTEEP, em Registro (SP).
No encontro, estiveram presentes o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, o diretor Hélvio Guerra e o superintendente de Concessões de Transmissão e Distribuição, Ivo Sechi Nazareno.
No início do cerimônia, realizada na Plenária da Agência, Hélvio Guerra destacou a importância da iniciativa. "É um piloto importante para o Brasil, especialmente pelo crescimento das energias renováveis no País. Nós temos hoje uma capacidade instalada elevada de eólicas e fotovoltaicas que estão crescendo. Então essa experiência que a ISA CTEEP traz e implanta no Brasil é muito importante, os resultados que vocês encontrarem ali podem ser utilizados como uma solução da intermitência das fontes renováveis", declarou o diretor.
Planejado para atuar como um reforço à rede elétrica, o projeto da ISA CTEEP conta com 30 MW de potência, capazes de entregar 60 MWh de energia por duas horas. O sistema de baterias tem a finalidade de evitar interrupções no fornecimento de energia elétrica, beneficiando cerca de 2 milhões de consumidores no litoral Sul do estado de São Paulo em momentos de pico. O projeto contou também com a parceria da empresa You.On, responsável pela importação e venda das baterias.
Também estiveram presentes no encontro o CEO da ISA CTEEP, Rui Chammas e assessores da diretoria. Durante as declarações finais, Sandoval Feitosa agradeceu o investimento feito pela empresa estrangeira no projeto, o que também reforça o desenvolvimento social e econômico do Brasil. "Nós estamos sendo veículo de uma política pública que tem sido feita ao longo desses 25 anos, que tem contado com a participação na criação desse caminho de desenvolvimento ao nosso País.", finalizou o diretor-geral da Agência.