Tombik | Imagem: Divulgação
Sul-americanos estão entre os melhores sanduíches do mundo, segundo o Taste Atlas

Sul-americanos estão entre os melhores sanduíches do mundo, segundo o Taste Atlas

O paulista "Bauru", criado no Ponto Chic, ficou com o 38ª posto, a melhor colocação para um lanche brasileiro

O tradicional Bauru, feito de rosbife com queijo derretido, tomate e picles no pão francês, ganhou a 38ª posição no ranking dos melhores sanduíches do mundo, segundo avaliação do site gastronômico TasteAtlas, produzido em língua inglesa por editores da Croácia. A plataforma descreve o lanche como um "verdadeiro clássico brasileiro", e de fato é: foi criado na década de 1930 no Ponto Chic, casa de lanches localizada até os dias atuais no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo.

O Bauru foi o brasileiro melhor colocado no certame. Já o campeão, que desbancou famosas iguarias sul e norte-americanas, foi o turco Tombik, montado com carne, tomate, cebola, alface, coberto por pão turco, com a casca mais crocante que o seu interior. Também conhecido por Gobit Kebab, ele desbancou o peruano Butifarra, que ficou com o segundo lugar, feito com o chamado "jamon del país", que é o presunto com uma infusão de alho e pimenta, mais alface, pepino, pimenta chili e um pão com casca de croissant.



Sanduíche de Lomo

O terceiro colocado também foi um sul-americano muito apreciado no continente, inclusive em suas variações no Brasil: o Sanduíche de Lomo, com pão francês, lomo steak (filé-mignon), alface, tomate, cebola, presunto, maionese, queijo derretido e ovo frito. Servido com o clássico molho chimichurri, muito utilizado no Rio Grande do Sul.

Em oitavo lugar, outro clássico argentino, o Choripán, cujo nome deriva do chorizo - neste caso, a linguiça brasileira - seu principal ingrediente, coberto por molho chimichurri. Logo atrás, na nona colocação, o Sanduíche de Milanesa, considerado um prato nacional na Argentina e também muito requisitado no Uruguai. Consiste em um pão de baguete com uma carne à milanesa, maionese, alface, tomate e cebola. Acompanham batatas fritas ou purê de batatas.


''Bauru'', criado no Ponto Chic

Sanduíche nacional do Uruguai, o Chivito foi o 12º posicionado do concurso. Feito com carne de vaca grelhada ou assada, ovo frito, presunto, bacon, tomate, alface e muzzarela derretida, com um pão do tipo ciabatta, o Chivito representa o almoço de muitos uruguaios, e pode ser encontrado em quase todas as esquinas de Montevidéu. Muitas vezes, ao lado de fast-foods de grifes mundiais.

Em alguns casos, sanduíches de outras nacionalidades chamaram a atenção pelo fato de serem igualmente consumidos em boa parte do Brasil. É o caso do Sanduíche de Pernil, 31º colocado representando Portugal. Feito com uma generosa porção de pernil de porco envolta em um pão crocante (ou francês, na versão local), pode receber também, na iguaria portuguesa, camadas de mostarda e do famoso queijo da Serra da Estrela. Em São Paulo, é servido há muitos anos no Bar do Estadão, no centro. Mais recentemente, passou a ser oferecido na Casa do Porco, também localizada na região central da cidade.

No mesmo caso se insere o Cheesestake, 21º lugar no certame, nada mais, nada menos do que o brasileiríssimo Churrasco com Queijo. Na versão norte-americana, a iguaria leva rib-eye stake (bife de costela), provolone e fatias de cebola, com um pão tipo baguete.