Imagem: Divulgação JCSP
Ex-jóquei Gastão Massoli morre aos 89 anos, em São Paulo

Ex-jóquei Gastão Massoli morre aos 89 anos, em São Paulo

O ex-jóquei Gastão Massoli morreu na manhã desta terça-feira, dia 24, em São Paulo. Natural de Santa Rita do Passa Quatro, no interior paulista, ele chegou ainda jovem à capital para estudar, mas acabou direcionando sua vida para o turfe. A primeira montaria oficial aconteceu em março de 1952, antes mesmo da implantação oficial da Escola de Aprendizes, que aconteceria em setembro do mesmo ano.

A mudança de rumo na profissão se mostrou acertada. Gastão Massoli montou no Hipódromo Paulistano de 1952 até 1978. Sua melhor fase foi como piloto contratado do Haras São Bernardo, fundado em 1949 pelo Barão e Baronesa Von Leithner. Depois de 26 anos nas pistas, e tendo montado craques como Quartier Latin e Gaudeamus, entre outros grandes da época, decidiu aposentar-se aos 45 anos.



Gastão Massoli e Quartier Latin no GP Presidente da República, em 1970 - Divulgação

Os dirigentes do Jockey na época aproveitaram que ele deixou as pistas e convidaram o então ex-jóquei para ser o novo professor da Escola de Aprendizes, onde permaneceu por cerca de 20 anos e formou uma geração de ótimos pilotos, como Cláudio Canuto, Luiz Duarte, Eurico Rosa, Jorge Paulielo Jr., Zirbo Paulielo Jr., Evandro Pacheco, Manoel Nunes e Nelito Cunha, entre outros.

Encerrando com chave de ouro sua atuação profissional no Jockey Club de São Paulo, Gastão Massoli exerceu a função de comissário de corridas, quando compartilhou a sala da Comissão de Turfe com outros veteranos como Albênzio Barroso, Gabriel Meneses e Luiz Duarte. O enterro ocorreu na própria terça-feira, no Cemitério Municipal Campo da Paz, em Santa Rita do Passa Quatro (SP).