O principal programa de turfe no início de ano é o festival uruguaio do GP José Pedro Ramirez, disputado todo dia 6, no tradicional Dia de Los Reyes, em Montevidéu. Geralmente é uma programação intensa, com até 18 páreos, que atravessam a tarde e início da noite, e que pode ser acompanhada no restaurante do próprio hipódromo de Maroñas.
Nas dependências do prado, localizado na calle José Maria Guerra, 3540, próximo ao centro da capital, Maroñas conta com um restaurante no piso térreo, o Ituzaingo, que atende aos frequentadores em dias de corrida. Mas as melhores opções da cidade estão sem dúvida mais próximas da região central e das ramblas de Montevidéu.
IPO News selecionou cinco opções mais centrais, situadas entre os bairros de Pocitos, Carrasco e, mais afastado, em direção à zona portuária, ao famoso Mercado del Puerto. Desta vez, também entrou a região de Cordón Soho, bairro que vai se transformando em novo polo gastronômico da capital uruguaia.
A primeira dica é o Garcia, uma refinada churrascaria a la carte localizada à av. dr. Alfredo Arocena, 1587, em área repleta de outros bons restaurantes e próximo ao Sofitel Carrasco. A pontuação do Trip Advisor para sua "cocina tradicional rioplatense" é excelente, com cortes de carnes vermelhas, brancas e de porco, além de pescados, mariscos e pastas. A carta de vinho traz os melhores produtos uruguaios, e rótulos internacionais também. Para os aficionados do turfe, o salão interno traz uma sequência de fotos de antigos tríplice coroados uruguaios - uma autêntica exposição de imagens de craques das pistas!!
O Garcia abriu uma segunda unidade no bairro de Pocitos, na calle Guipúzcoa, onde também se localiza a segunda indicação de IPO News: o restaurante La Perdiz (Guipúzcoa, 350), uma tradicional steakhouse muito frequentada pelos uruguaios e que oferece também pastas e uma variada carta de vinhos.
Fora da rota do centro, Pocitos e Carrasco, o Mercado del Puerto, situado na Ciudad Vieja, é indicação obrigatória para quem viaja pela primeira vez a Montevidéu. Tirando o assédio inicial de um ou outro garçom, comum aos mercados, é um local aprazível e com boas e variadas cozinhas. El Palenque e El Peregrino são dois dos restaurantes mais procurados, pois possuem áreas externas. No salão interno do Puerto, há balcões também disputados pelos frequentadores, mas o risco alí e sair "defumado" pela fumaça das "parrillas", as tradicionais churrasqueiras uruguaias.
No caso de quem já conhece algumas dessas casas mais tradicionais e procura por propostas mais modernas, o site "Dicas Gloriosas" feito há alguns anos por uma brasileira moradora da capital uruguaia, sempre oferece boas dicas aos viajantes. Uma delas fica no bairro Cordón Soho, que vem se tornando uma pedida para o público mais descolado. Alí localiza-se o Wine Bar situado na calle Pablo de Maria, 1013, perto do famoso Parque Rodó. Aberto do meio-dia até a uma da madrugada, oferece vários tipos de vinho uruguaios e também de outras procedências.
Para os fãs de tapas espanholas e vinhos, outra pedida bem atual é o Toledo, também situado na calle Pablo de Maria, no número 1018. Aberto das 10h às 16h e depois das 20h à meia-noite, é um point muito aconchegante e instalado numa antiga casa montevideana que foi totalmente restaurada, com pátio e um agradável jardim para os clientes.